No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2025, o Museu Municipal retoma o projeto “Cabaz da Terra” com uma nova edição marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 15:30, na freguesia de Santo Estêvão.
Segundo o Município de Tavira, “o ‘Cabaz da Terra’ convida os participantes a descobrir os produtos locais através dos seus produtores, proporcionando uma experiência autêntica e educativa sobre o trabalho agrícola e os saberes mediterrânicos transmitidos de geração em geração”.
A edição deste ano decorrerá numa melaria situada em Estiramantens, onde os participantes terão a oportunidade de visitar e conhecer o funcionamento da unidade familiar orientada por Manuel Nascimento e pelo seu neto, Alexandre
“A experiência propõe dar a conhecer o processo de produção do mel, desde a colmeia até ao produto final, revelando as técnicas e os segredos que fazem do mel um produto especial”, explica o Município de Tavira.
A iniciativa inclui ainda “uma prova de mel e derivados que permitirá apreciar diferentes aromas e sabores”, sendo que, no final da experiência, “cada participante recebe um cabaz com produtos selecionados da melaria para levar para casa”, refere a nota.
A atividade tem a duração aproximada de duas horas e integra o programa oficial do Dia Internacional dos Museus 2025. As inscrições devem ser efetuadas online, através do formulário disponível em https://forms.gle/UPRq7mF4o3htfJ8b7.
O preço é de 8 euros por adulto, sendo gratuita para crianças até aos 12 anos. O pagamento é feito diretamente ao produtor, no local. O número de participantes é limitado (sujeito a confirmação(.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 281 320 568 (ext. 2307) ou do email [email protected].
O programa completo do Dia Internacional dos Museus pode ser consultado no site www.museumunicipaldetavira.cm-tavira.pt.
Leia também: Dois militares da GNR detidos em Tavira após investigação interna