O Bankinter Portugal e a Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) premiaram este mês, em Lagos, três estudantes de Engenharia do Instituto Superior Técnico e da Universidade Atlântica, pelo seu desempenho académico, com bolsas de mérito no valor de 1.500 euros para o primeiro classificado, de 1.250 euros para o segundo e de 1.000 euros para o terceiro.
A cerimónia de entrega contou com a presença e participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos.
Com o objetivo de continuarem a promover em conjunto a igualdade no acesso a oportunidades, o conhecimento e o talento jovem, o Bankinter Portugal e a OERS decidiram já realizar “uma segunda edição da iniciativa, a decorrer ainda este ano”.
A Bolsa de Mérito Bankinter–OERS foi criada em 2023, no âmbito de um protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades, com o intuito de premiar três estudantes inscritos na OERS, a frequentar licenciatura, mestrado ou mestrado integrado em universidades ou institutos politécnicos da respetiva área geográfica, abrangidos por medidas de ação social no Ensino Superior e com a média mais elevada entre os candidatos que cumpram estes critérios. As inscrições decorreram entre setembro e dezembro de 2023.
Pedro Ervilha, membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, refere que “é com muito orgulho que o Bankinter Portugal se associa a esta iniciativa, em conjunto com a Ordem dos Engenheiros – Região Sul, para contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, através do reconhecimento do talento e dedicação destes jovens que se distinguiram pelo seu desempenho académico. Focada em contribuir para a sustentabilidade social do país, a Bolsa de Mérito Bankinter-OERS é mais um exemplo de uma iniciativa que contribui ativamente para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.
Já António Carias de Sousa, presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Sul, afirma que “a entrega das Bolsas de Mérito é uma ocasião especial no reconhecimento dos jovens engenheiros que estão a moldar o futuro da nossa profissão. Reconhecer o talento e a resiliência académica destes jovens é essencial para o desenvolvimento contínuo da engenharia em Portugal. Esta iniciativa é uma prova do compromisso da OERS com a valorização dos nossos jovens ao mesmo tempo que, através do apoio de parceiros como o Bankinter, promovemos a contínua valorização da nossa profissão”.
Os critérios e prazos para as candidaturas à segunda edição da Bolsa Mérito Bankinter – OERS serão divulgados em breve pelas duas instituições.
Leia também: Esta foi a primeira pastelaria a vender bolas de Berlim nas praias do Algarve