O arranque do ano letivo 2024/2025 no concelho de Olhão foi assinalado esta quarta-feira pelo presidente do Município na Escola Básica Nº4.
Num edifício recentemente renovado, com as melhores condições para alunos, professores e auxiliares trabalharem, António Miguel Pina deu as boas vindas a toda a comunidade escolar e traçou o rumo a seguir.
Acompanhado pela vereadora com o pelouro da Educação, Elsa Parreira, pelo vereador com o pelouro das Obras Públicas, Ricardo Calé, pela diretora do Agrupamento de Escolas Prof. Paula Nogueira, Mafalda Guerreiro, e pelo administrador da AmbiOlhão, Carlos Martins, António Miguel Pina fez questão de entregar a alguns dos encarregados de educação e crianças presentes, o kit de material escolar oferecido pelo Município, salientando igualmente a oferta de uma mochila e/ou saco pela empresa municipal AmbiOlhão, alertando-se desta forma para o tema “da escassez de água, que deve estar presente na consciência de todos desde muito novos”.
“A mochila é uma forma de passar a mensagem para o problema das alterações climáticas às novas gerações”, realçou António Miguel Pina junto dos pais dos meninos de uma turma de 1º ano da EB Nº4. Referiu ainda o apoio dado pelo Município, que oferece todos os materiais necessários para o dia a dia dos alunos, assim como os livros de fichas.
Os 1.740 alunos do 1º Ciclo e respetivas famílias recebem, assim, da Autarquia, uma importante ajuda que permite minimizar as despesas com educação no início de mais um ano letivo.
E porque os pais nem sempre têm onde deixar os filhos durante as ‘férias grandes’, sobretudo numa região vocacionada para o turismo e onde muitos progenitores não podem tirar férias no verão, o Município criou, em colaboração com a associação AI9.PT, uma iniciativa inovadora que António Miguel Pina voltou hoje a destacar: “Brincar a tempo inteiro”.
Destinada a crianças do pré-escolar e 1º Ciclo, não é uma simples extensão do horário escolar; é uma oportunidade para que as crianças explorem e desenvolvam as suas habilidades num ambiente seguro e estimulante.
Para conhecer mais pormenores basta clicar aqui.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”