Nicole Filipe do Ó, aluna do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes (AEFFL) de Olhão, foi a vencedora da 1.ª Menção Honrosa, na tradução para língua portuguesa, de um texto de língua alemã do concurso “Traduzir 2024, uma iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica).
“Esta distinção reflete a constante dedicação e o excelente trabalho dos nossos alunos em todas as atividades que lhes são propostas”, destaca o Agrupamento de Escolas de Olhão.
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 2 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e contou com a participação da aluna vencedora e de quatro alunos do 12º ano, que estiveram acompanhados pela docente Ditza Graça do departamento de línguas estrangeiras.
O Prémio “Traduzir” tem o intuito de “dar visibilidade e dignificar a atividade da tradução”, bem como “estimular o gosto dos estudantes por idiomas estrangeiros”.
O concurso destina-se exclusivamente a alunos do 11° e 12º anos de todas as escolas secundárias do país.
Esta é uma iniciativa realizada pela FCH-Católica que “reconhece as melhores traduções para língua portuguesa a partir de textos de língua inglesa, alemã, francesa ou espanhola”.
Leia também: Descubra a aldeia com casas circulares de origem pré-histórica do Algarve