Iniciou-se esta semana, na sede do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), em Olhão, a exposição “Move-te por Valores”, numa sessão que contou com a presença da vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Lídia Praça, do diretor do Agrupamento, Décio Viegas, do vereador da Câmara Municipal de Olhão, Custódio Moreno, do diretor do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), José Lima, da atleta olímpica Ana Cabecinha, dos Embaixadores da Ética no Desporto, Afonso Calé Marques e Fernando Pinto, bem como de alunos do agrupamento com percurso desportivo de alta competição, entre outros convidados.
“A exposição ‘Move-te por Valores’ tem como objetivo divulgar e promover a ética no desporto e na cidadania, através de testemunhos e histórias vivenciadas por individualidades nacionais e internacionais”, destacou a organização do AEFFL.

A sessão de abertura teve início no auditório da escola com uma conferência dedicada à ética no desporto, seguindo-se o descerramento de uma placa alusiva à atleta Ana Cabecinha, que acompanhará a exposição itinerante. O momento culminou no átrio do Bloco D, onde foram inaugurados os 20 cartazes que integram a mostra e colocada a fita simbólica nos “Palos”.
Esta iniciativa é uma oportunidade para inspirar os jovens através de exemplos concretos de fair play, respeito, tolerância, entreajuda e disciplina, valores que devem estar presentes tanto no desporto como na vida social e escolar.

A exposição reúne histórias de atletas e cidadãos que se distinguiram pela integridade, caráter e desportivismo, tornando-se exemplos de cidadania e conduta ética.
Promovida pelo Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, a iniciativa pretende “levar às escolas os valores do desporto e da cidadania europeia, potenciando que cada instituição de ensino seja uma embaixadora da solidariedade, da paz, da entreajuda e de estilos de vida saudáveis”.
Leia também: Mais dinheiro para trabalhadores e pensionistas: Governo revela planos da Segurança Social para 2026





















