O Município de Olhão tem a decorrer um concurso externo de ingresso para o recrutamento de 10 novos elementos para a carreira de bombeiro sapador, uma carreira especial da Administração Local. A informação foi divulgada pelo Gabinete de Bombeiros Municipais e Proteção Civil de Olhão, que apela à participação de jovens entre os 18 e os 25 anos. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 19 de agosto.
De acordo com o aviso publicado em Diário da República (Aviso n.º 18067/2025/2, de 21 de julho), os candidatos devem possuir o 12.º ano de escolaridade completo, robustez física e perfil psíquico adequados ao exercício da função, estar com a vacinação obrigatória em dia, não estar inibidos do exercício de funções públicas e possuir nacionalidade portuguesa ou preencher as exceções previstas na lei.
A remuneração base mensal prevista para 2025 é de 1.232,04 euros, a que se somam diversos suplementos: 10% do vencimento base como suplemento de condição de bombeiro sapador (123,20 euros em 2025, valor que sobe para 15% em 2026 e para 20% em 2027), um subsídio de turno de 25% do vencimento base (308,01 euros) e um subsídio de refeição no valor de 6 euros por dia. No total, a remuneração bruta mensal inicial ascende a 1.795,25 euros, podendo ser acrescida de pagamento por trabalho suplementar, sempre que aplicável.
O horário de trabalho é de 35 horas semanais, em regime de turnos rotativos. Para além da remuneração atrativa, os candidatos selecionados beneficiarão de seguro de trabalho e de acidentes pessoais, acesso à ADSE, aposentação seis anos antes do regime geral, bem como formação contínua e especializada.
A autarquia sublinha que esta é uma oportunidade de integração numa classe profissional reconhecida e valorizada, apelando à candidatura de jovens com sentido de responsabilidade e compromisso, espírito de equipa, capacidade de adaptação, bom relacionamento interpessoal e orientação para a segurança.
As candidaturas devem ser submetidas online, através do portal https://recrutamento.cm-olhao.pt/processos-ativos, onde estão disponíveis todas as informações sobre o processo, incluindo os requisitos formais e os documentos necessários, como Cartão de Cidadão atualizado, certificado de habilitações e currículo vitae.
O aviso completo pode ser consultado diretamente no Diário da República, através do seguinte link: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/aviso-extrato/18067-2025-925590649.