Fica em Arronches, vila raiana do distrito de Portalegre, a ponte internacional mais pequena do mundo. Ela chama-se Ponte Internacional do Marco e tem apenas 6 metros de comprimento e 1,45 de largura.
E o seu nome está relacionado com as duas localidades que são unidas por esta passagem, ou seja, ela liga o Marco português ao Marco espanhol. Mais concretamente, o lugar português de marco à povoação espanhola de El Marco.
Esta ponte tem um aspeto visual muito rústico, dando até a entender que é mais antiga do que na realidade é, mas trata-se, na verdade, de uma estrutura ecológica, com piso de madeira e gradeamento lateral feito de troncos de árvores.
De acordo com o NiT, que cita informações do site da Câmara Municipal de Arronches, antigamente a Ponte Internacional do Marco era apenas um “pontão improvisado” que permitia trocas comerciais de contrabandistas dos dois países da Península Ibérica de produtos como tabaco, café, cortiça e azeitonas.
Esse pontão improvisado acabava por ser arrastado pelas águas da ribeira do Abrilongo sempre que chovia e eram os próprios habitantes das duas localidades que tinham de voltar a colocar as tábuas de madeira para conseguirem passar entre um país e outro.
Mas foi em 1996, com o acordo Schengen, que estas trocas comerciais ilegais terminaram. E em 2008, com o apoio de fundos comunitários, a ponte foi reconstruída, ficando com o aspeto visual que hoje a encontramos, com corrimãos e reforços que impedem que volte a acontecer o que aconteciam anteriormente em dias de tempestade.
Apesar das evidentes melhorias na sua estrutura, a Ponte Internacional do Marco apenas permite a passagem de peões e veículos de duas rodas, dadas as suas pequenas dimensões.
Todos os anos é organizado, pela cidade espanhola La Codosera, o evento “Ruta do Contrabando”, que recria o itinerário dos contrabandistas e onde se contam histórias e lendas da época. Para este ano ainda não há data divulgada, mas o evento do ano passado ocorreu em março.
Leia também: Pedralva: de aldeia quase deserta a destino turístico de sonho