A Ryanair vai implementar alterações significativas na sua política de bagagem de cabine gratuita, conhecida como bagagem de mão. Estas mudanças surgem em resposta aos novos planos da Comissão Europeia para uniformizar as regras entre companhias aéreas que operam no espaço comunitário.
Medidas atuais da bagagem de mão
Atualmente, a Ryanair permite aos passageiros transportar gratuitamente uma bagagem de mão com medidas de 40x25x20 cm, totalizando uma capacidade de 20 litros.
No entanto, esta realidade vai mudar já no final de outubro de 2025, com a entrada em vigor da nova temporada de inverno da aviação, refere o Daily Express.
Nova dimensão para bagagem gratuita
Com esta alteração, as dimensões permitidas para bagagem de cabine na Ryanair passarão a ser de 40x30x15 cm.
Este novo formato reduz a capacidade total para 18 litros, menos dois litros do que a atual política em vigor. A decisão surge após negociações entre a organização Airlines for Europe (A4E) e a Comissária Europeia dos Transportes, Adina Vălean.
Objetivo de uniformizar práticas no setor
A Airlines for Europe (A4E), da qual a Ryanair faz parte, afirmou que todas as companhias membro irão adotar estas dimensões garantidas até ao final da época de verão de 2025, de acordo com a mesma fonte.
Esta medida visa criar um padrão comum para facilitar a experiência dos passageiros, independentemente da companhia aérea utilizada. Segundo a A4E, o objetivo é garantir maior clareza e previsibilidade para os viajantes em toda a Europa.
Declarações da A4E sobre a mudança
Ourania Georgoutsakou, diretora-geral da A4E, explicou que a decisão alinha os membros da organização com as resoluções tomadas pelos Estados-membros no mês anterior. “A partir dos passageiros que viajam em escapadinhas urbanas até às famílias em férias, todos beneficiarão da aplicação da mesma regra em todas as companhias associadas”, referiu a responsável, citado pela mesma fonte.
As mudanças entram em vigor no início da temporada de inverno da aviação civil, que arranca no final de outubro de cada ano.
Outras companhias mantêm regras atuais
Apesar da uniformização promovida pela A4E, várias companhias continuarão com as dimensões anteriormente estabelecidas para bagagem gratuita.
Entre estas estão a British Airways, a Jet2 e a easyJet, cujas permissões atuais excedem as novas medidas padronizadas. A easyJet, por exemplo, manterá a sua franquia de 45x36x20 cm, permitindo um volume máximo de 32 litros.
Ryanair como principal companhia a aplicar a mudança
Segundo o Daily Express, a Ryanair será uma das únicas grandes companhias aéreas a implementar estas alterações já no próximo ano.
Um porta-voz da easyJet confirmou que a companhia não prevê alterar as dimensões da bagagem de cabine, mantendo as condições atuais para os seus passageiros.
Estas mudanças deverão ter impacto na organização das malas dos viajantes que optam pela Ryanair para as suas deslocações pela Europa.
















