Rute Cardoso, viúva do futebolista Diogo Jota, assinalou esta terça-feira um mês desde o casamento com o jogador, falecido tragicamente a 3 de julho, na sequência de um acidente de viação em Espanha. Numa publicação feita no Instagram, partilhou uma curta mensagem emotiva: “Um mês do nosso ‘nem a morte nos separa’. Para sempre, a tua branquinha.”
A publicação foi acompanhada por três fotografias do dia do casamento. Duas mostram a primeira dança do casal e a terceira destaca as mãos entrelaçadas dos noivos, em foco os anéis da cerimónia, numa imagem que sintetiza o simbolismo do momento vivido há apenas um mês.
As causas do Acidente
Diogo Jota, de 28 anos, perdeu a vida juntamente com o irmão, André Silva, de 25, na madrugada do dia 3 de julho. O acidente ocorreu na autoestrada A52, na zona de Cernadilla, na região de Zamora, em Espanha.
Segundo dados recolhidos pela Guarda Civil espanhola, o veículo em que seguiam terá sofrido o rebentamento de um pneu durante uma manobra de ultrapassagem, acabando por despistar-se e incendiar-se. As autoridades não excluem a possibilidade de excesso de velocidade.
O velório realizou-se a 4 de julho e o funeral no dia seguinte, na Igreja Matriz de São Cosme, em Gondomar. Diversas personalidades do mundo do futebol estiveram presentes, entre elas João Félix, Bernardo Silva e André Villas-Boas, além do plantel do Liverpool, clube que o jogador representava.
Um casamento interrompido
O casal trocou alianças no dia 22 de junho, pouco antes do trágico acidente. Tinham três filhos em comum: dois rapazes e uma rapariga, esta última nascida em novembro de 2023.
A carreira de Diogo Jota, natural de Gondomar, teve início no clube da terra, tendo depois passado pelo Paços de Ferreira. Chegaria ao FC Porto por empréstimo do Atlético de Madrid, e seguiu-se o Wolverhampton, onde se destacou antes de ser transferido para o Liverpool, em 2020.
Pelo clube inglês, conquistou vários títulos, incluindo a Premier League, a Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga. Também se sagrou campeão do Championship com o Wolverhampton.
Na seleção nacional, o avançado somou 49 internacionalizações e marcou 14 golos. A última grande conquista com a equipa das quinas foi a Liga das Nações, em junho passado, em Munique.
Num momento marcado por luto e memória, a partilha de Rute Cardoso, viúva de Diogo Jota, resgata o simbolismo de uma promessa feita pouco antes da tragédia: um compromisso para sempre.
















