Manter as passwords seguras e ao mesmo tempo acessíveis é uma preocupação crescente para qualquer utilizador de serviços online. A média de passwords ativas por pessoa ultrapassa as cem, o que torna difícil gerir tantas palavras-passe sem pôr em risco a segurança dos dados pessoais.
De acordo com o Ekonomista, esta multiplicidade de senhas leva muitos utilizadores a optar por soluções simplistas que comprometem a segurança das suas contas digitais, aumentando a probabilidade de ataques informáticos.
O desafio das passwords múltiplas
Os especialistas recomendam que cada serviço ou aplicação tenha uma password diferente. Esta regra, embora fundamental para a segurança digital, revela-se difícil de cumprir na prática. Trocar regularmente as passwords e criar combinações complexas torna o processo cansativo e confuso para a maioria das pessoas. Conforme refere o Ekonomista, estas dificuldades levam muitos a usar senhas fracas ou repetidas, expondo-se a riscos elevados.
Além disso, quando os utilizadores recorrem a senhas fáceis de adivinhar como datas de nascimento ou sequências numéricas aumentam as hipóteses de violação das contas. Segundo o mesmo artigo, a média de cem passwords ativas torna impossível a sua memorização eficaz, gerando vulnerabilidades evitáveis.
O que é um gestor de passwords?
Os gestores de passwords surgem como uma solução prática para este problema crescente. Estes softwares armazenam todas as passwords do utilizador num local seguro, permitindo o acesso fácil e rápido a qualquer conta sem a necessidade de decorar dezenas de palavras-passe.
Segundo o Ekonomista, estes programas oferecem ainda a função de gerar automaticamente passwords fortes com combinações complexas de letras, números e símbolos.
A utilização destes gestores funciona através de um sistema de “cofre virtual” em que o utilizador precisa de memorizar apenas uma password mestra. Sempre que for necessário aceder a um site ou aplicação, o gestor preenche automaticamente as credenciais, facilitando a navegação e garantindo um nível elevado de segurança.
Recomendamos: Conheça o simples truque para escolher o lugar mais confortável no avião sem pagar mais
Vantagens e riscos associados
Além da comodidade de guardar várias passwords, muitos destes programas, emitem alertas caso alguma das senhas esteja comprometida, sugerindo a sua substituição imediata.
Outra funcionalidade importante, referida pelo Ekonomista, é a possibilidade de designar pessoas de confiança, que poderão aceder às passwords em situações de emergência, como incapacidades ou falecimento.
No entanto, existe um risco, embora reduzido, de um ataque informático ao próprio gestor de passwords. Caso um hacker consiga aceder a este sistema terá acesso a todas as contas do utilizador.
Para minimizar esta ameaça, os gestores modernos, utilizam sistemas de encriptação avançados e autenticação multifator. Por outro lado, o facto de os dados ficarem armazenados na nuvem pode ser uma limitação, para quem não utiliza esta tecnologia.
Opções no mercado: gratuitas e pagas
Existem gestores de passwords, com versões gratuitas e pagas, cada uma com funcionalidades específicas. Conforme o Ekonomista referiu, as versões gratuitas são indicadas para quem procura uma proteção básica e eficaz, enquanto as versões pagas oferecem extras como redes privadas virtuais (VPN), monitorização do dark web e armazenamento seguro de arquivos.
Entre os gestores pagos destacam-se o Dashlane, que integra proteção VPN e verifica a segurança das passwords e o Keeper, que oferece pacotes familiares e autenticação multifator.
No segmento gratuito, o Bitwarden é muito popular, por ser de código aberto e funcionar em várias plataformas, enquanto o LogMeOnce destaca-se pela sincronização entre sistemas e facilidade de utilização.
Tal como é referido pelo Ekonomista, a escolha do gestor ideal depende das necessidades de cada utilizador, mas todos ajudam a transformar a gestão das passwords, num processo mais simples e seguro.
Leia também: Para breve em Portugal? Cadeia de supermercados espanhola já começou a ‘pagar’ a quem devolver este artigo
















