Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Conheça as principais atrações de boas-vindas de Albufeira a 2025

Cultura, gastronomia e arte são sugestões para vivenciar em Albufeira neste início de 2025, com o Centro de Artes, mercados regionais e o EDP Art Reef

07:23 1 Janeiro, 2025 08:44 1 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve recebeu 2025 com eventos especiais que destacam a região como um dos destinos mais procurados em Portugal, mas Albufeira liderou as celebrações, combinando tradição e inovação em experiências que atraem tanto residentes como visitantes.

Entre as atrações destacadas está o tradicional fogo de artifício, que iluminou os céus da Praia dos Pescadores à meia-noite. Este espetáculo visual continua a ser um dos momentos mais aguardados por quem escolheu a cidade para celebrar a passagem de ano. Albufeira apostou também em um espetáculo de drones, oferecendo uma alternativa sustentável e visualmente impressionante, que complementou o evento pirotécnico.

A música foi outro elemento central das celebrações. Concertos ao ar livre, com artistas nacionais e internacionais, garantiram animação durante a noite, criando um ambiente festivo e inclusivo. A Praia dos Pescadores foi o palco principal, reforçando o apelo único de Albufeira como destino de Réveillon.

Para os amantes da praia, a possibilidade de comemorar a chegada de 2025 “com os pés na areia” é uma experiência exclusiva que diferencia Albufeira de outros locais há vários anos. A combinação de música, espetáculos visuais e o cenário costeiro cria um ambiente único que atrai milhares de pessoas todos os anos.

Segundo o Boa Cama Boa Mesa, estes eventos demonstram a capacidade de Albufeira para inovar e criar experiências memoráveis, ao mesmo tempo que valoriza os seus recursos naturais e culturais. A programação variada reforça a posição da região como um dos principais destinos de Ano Novo em Portugal.

Descobrir tradições no Centro de Artes e Ofícios

Para quem procura uma experiência cultural enriquecedora, o Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, em Albufeira, é uma excelente opção. Este espaço dedica-se à preservação e promoção das artes e técnicas tradicionais da região, oferecendo uma oportunidade única de interação com o património cultural local.

Segundo a programação divulgada pela Câmara Municipal de Albufeira, os visitantes podem participar em “Workshops Criativos” de curta duração, onde aprendem técnicas básicas como trabalhar o barro ou manusear o tear. Além disso, as “Oficinas Saber-Fazer”, de maior duração, combinam abordagens tradicionais e contemporâneas, permitindo uma aprendizagem mais aprofundada. Estas atividades, abertas tanto a residentes como a turistas, visam fomentar o contacto direto com o saber fazer tradicional algarvio.

Explorar os mercados e os sabores locais

Cataplana | Foto Rui Gregorio | CM Albufeira

Outra atração imperdível são os mercados municipais de Albufeira, localizados nos Caliços, Olhos de Água, Guia e Ferreiras. Durante esta época festiva, estão decorados com motivos natalícios e oferecem animação para toda a família. Segundo as informações disponibilizadas, os mercados apresentam uma grande variedade de produtos frescos, com destaque para os peixes e mariscos que chegam diariamente da costa.

Entre os produtos locais mais procurados estão as laranjas, figos, amêndoas e alfarroba, ingredientes emblemáticos da gastronomia algarvia. Estes mercados não são apenas locais de compra, mas também de interação, proporcionando aos visitantes um vislumbre autêntico dos sabores e tradições da região.

Mergulhar na arte subaquática da EDP Art Reef

Imagem da exposição “EDP Art Reef”, na costa de Albufeira

Para os mais aventureiros, Albufeira oferece uma experiência única: a EDP Art Reef, a primeira exposição subaquática em território marítimo português. Localizada a uma milha da costa da Praia de Santa Eulália, esta instalação submersa foi criada pelo artista Alexandre Farto (Vhils) e já se tornou um marco internacional, tendo sido destacada pela revista TIME como um dos melhores locais para visitar.

Composta por 13 peças em ferro e betão provenientes de antigas centrais termoelétricas da EDP, a exposição situa-se a 12 metros de profundidade. Além da sua vertente artística, o Art Reef desempenha um papel ambiental, já que as peças estão a servir de base para a formação de uma comunidade de corais. A exposição é acessível através de mergulho qualificado ou, em condições de mar límpido, pode ser parcialmente apreciada de barco.

Estas atrações reforçam a diversidade de experiências disponíveis em Albufeira, tornando-a um destino ideal para dar as boas-vindas a 2025, com cultura, gastronomia e inovação ambiental.

Leia também: Posso utilizar Via Verde para pagamento automático de portagens em Espanha?

Cultura Nacional

Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar

17:10 5 Outubro, 2026 14:09 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Escondida num monte no Norte de Portugal, esta 'cidade morta' conserva casas, muralhas e ruas com cerca de dois mil anos

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Algarve Cultura Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Praia em Portimão.
Algarve

“Foi quando me apaixonei”: Fábio mudou-se para esta cidade no Algarve há 16 anos e criou uma escola de dança onde conheceu a atual esposa

19:50 5 Outubro, 2026 11:39 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

De Setúbal para Portimão, Fábio transformou a paixão pela dança numa profissão e acabou por conhecer Ana de uma forma pouco habitual

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Viu a palavra “artesanal” num alimento? Pode não significar aquilo que parece

18:30 5 Outubro, 2026 14:04 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Menções como “artesanal” ou “tradicional” não podem ser usadas livremente para dar ao consumidor uma ideia enganadora sobre um alimento

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve Edição Papel

Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões

17:30 4 Outubro, 2026 12:15 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Túnel de 1,5 quilómetros concentra 33 milhões de euros do plano de drenagem. Projeto será dirigido pela APA e ainda terá de passar por avaliação ambiental

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Tempo

Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia

09:30 5 Outubro, 2026 12:52 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade deverá manter-se até terça-feira, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoada, granizo e rajadas

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Flávio Bolsonaro. Crédito: Lusa
Mundo Política

Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%

22:47 4 Outubro, 2026 22:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Lula soma 40,82% nas presidenciais brasileiras, com 21,96% das secções de voto contadas. Os resultados divulgados pelo TSE são ainda provisórios

Cultura, Nacional

Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar

17:10 5 Outubro, 2026 14:09 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Escondida num monte no Norte de Portugal, esta 'cidade morta' conserva casas, muralhas e ruas com cerca de dois mil anos

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Algarve, Cultura, Economia

Milhares de visitantes esperados na Feira da Praia em Vila Real de Santo António

08:00 5 Outubro, 2026 14:33 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 8 e 13 de outubro, a Feira da Praia ocupa vários espaços da cidade e volta a atrair visitantes portugueses e espanhóis

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Vida & Lazer

Dietista-nutricionista deixa aviso: não deite fora o óleo das latas de atum

14:40 5 Outubro, 2026 13:56 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Costuma escorrer completamente o atum antes de o comer? Uma dietista-nutricionista explica por que razão o óleo da conserva pode ser aproveitado

Praia em Portimão.
Algarve

“Foi quando me apaixonei”: Fábio mudou-se para esta cidade no Algarve há 16 anos e criou uma escola de dança onde conheceu a atual esposa

19:50 5 Outubro, 2026 11:39 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

De Setúbal para Portimão, Fábio transformou a paixão pela dança numa profissão e acabou por conhecer Ana de uma forma pouco habitual

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Viu a palavra “artesanal” num alimento? Pode não significar aquilo que parece

18:30 5 Outubro, 2026 14:04 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Menções como “artesanal” ou “tradicional” não podem ser usadas livremente para dar ao consumidor uma ideia enganadora sobre um alimento

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoada coloca 10 distritos sob aviso: três estão a laranja e chuva forte pode chegar nas próximas horas

14:30 5 Outubro, 2026 14:03 5 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

A semana começa com chuva, trovoada e avisos meteorológicos em vários pontos de Portugal continental

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Algarve, Edição Papel

Plano de drenagem de Albufeira será retomado com investimento de 46 milhões

17:30 4 Outubro, 2026 12:15 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Túnel de 1,5 quilómetros concentra 33 milhões de euros do plano de drenagem. Projeto será dirigido pela APA e ainda terá de passar por avaliação ambiental

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Tempo

Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia

09:30 5 Outubro, 2026 12:52 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade deverá manter-se até terça-feira, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoada, granizo e rajadas

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Flávio Bolsonaro. Crédito: Lusa
Mundo, Política

Flávio Bolsonaro lidera contagem parcial das presidenciais com 51,07%

22:47 4 Outubro, 2026 22:47 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Lula soma 40,82% nas presidenciais brasileiras, com 21,96% das secções de voto contadas. Os resultados divulgados pelo TSE são ainda provisórios

Últimas Notícias

  • “Foi quando me apaixonei”: Fábio mudou-se para esta cidade no Algarve há 16 anos e criou uma escola de dança onde conheceu a atual esposa
    “Foi quando me apaixonei”: Fábio mudou-se para esta cidade no Algarve há 16 anos e criou uma escola de dança onde conheceu a atual esposa
  • Viu a palavra “artesanal” num alimento? Pode não significar aquilo que parece
    Viu a palavra “artesanal” num alimento? Pode não significar aquilo que parece
  • Vem aí a época das castanhas: nesta cidade vender o ‘fruto do outono’ na rua pode custar 750€ ou mais por mês
    Vem aí a época das castanhas: nesta cidade vender o ‘fruto do outono’ na rua pode custar 750€ ou mais por mês
  • Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar
    Poucos conhecem esta ‘cidade morta’ em Portugal com mais de 2.000 anos que pode visitar sem pagar
  • Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado
    Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

Opinião

  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
    Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal