Cada vez é mais comum receber uma chamada definida pelo seu próprio telemóvel como spam e onde diz que a mesma é oriunda da Jamaica ou da Alemanha. O melhor que tem a fazer é não atender a chamada e o mesmo deverá fazer quando receber uma mensagem com um link e onde lhe pedem para seguir várias instruções. Não faça nada, já que o mais provável é mesmo tratar-se de uma burla.
Ainda que muitos realmente ignorem estas chamadas e mensagens, uma questão que se coloca é de que forma é que os burlões conseguiram obter o seu número de telemóvel, quando nunca o passou a alguém desconhecido.
“Os burlões utilizam vários métodos que se estão a tornar cada vez mais sofisticados”
O portal Contacto cita uma porta-voz da operadora móvel Orange, que diz que “os burlões utilizam vários métodos que se estão a tornar cada vez mais sofisticados” para obter o seu número de telemóvel. A mesma fonte começa por destacar que não é graças à inteligência artificial que os burlões ficam com o seu contacto, é sim através da “darkweb”.
É que os burlões compram números de telemóvel na “darkweb”, onde existem vários fóruns que oferecem listas ordenadas de contactos. Se agora se está a questionar como é que o seu número chegou à “darkweb”, saiba que basta dar o número de telemóvel a um serviço “não muito honesto” ou que revende informações, tal como explica Steve Muller, especialista em cibersegurança.
Para além disso, muitos contactos telefónicos também circulam na sequência de fugas de dados ou de ciberataques a grupos. É ainda possível aceder ao seu contacto diretamente através de si, mesmo que não se aperceba de tal. Isto acontece quando, por exemplo, instala uma aplicação que requer o acesso à lista de contactos do seu dispositivo móvel e dá o consentimento.
Existem formas de se proteger destas burlas
Caso queira tentar proteger-se deste tipo de burlas e evitar receber chamadas e mensagens spam, o melhor que tem a fazer é fornecer o seu contacto apenas em situações estritamente necessárias. “Quanto menos vezes deixar o seu número de telefone em qualquer lugar, menor será a probabilidade de receber este tipo de mensagens SMS”, sublinha Steve Muller.
Se suspeitar que recebeu uma chamada fraudulenta, experimente também escrever o número num motor de busca, como o Google. Na maior parte das vezes, encontrará fóruns onde as pessoas em causa partilham a sua experiência e indicam que um número pode ser ou é falso.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer