A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) está a alertar os consumidores para um novo esquema fraudulento relacionado com contratos de serviços de telecomunicações. Nos últimos tempos, têm surgido diversas queixas sobre situações em que clientes são abordados por indivíduos que se fazem passar por gestores de conta de operadoras.
Segundo as denúncias recebidas, esta fraude ocorre quando os contratos de telecomunicações estão próximos do fim do período de fidelização. Os burlões contactam os clientes e alegam que é necessária a substituição dos equipamentos, como routers e boxes, indicando que essa troca terá um custo significativo, muitas vezes na ordem das centenas de euros. Esta informação é falsa e pretende levar os consumidores a aceitar condições desvantajosas ou a fornecer dados pessoais.
Recomendações da Anacom
A Anacom esclarece que, embora seja comum e legal os operadores entrarem em contacto com os clientes para apresentar novas ofertas e informações sobre renovação de contratos, os consumidores devem estar atentos a abordagens suspeitas.
Caso receba um contacto telefónico ou uma visita domiciliária, a Anacom recomenda que “peça sempre a identificação da pessoa (nome, empresa e departamento)”. Além disso, é aconselhável solicitar que as informações sejam enviadas por escrito, por exemplo, por email, antes de tomar qualquer decisão.
Medidas de precaução
Para evitar cair neste esquema, a Anacom, citada pela Forever Young, aconselha a não fornecer dados pessoais ou bancários sem confirmar a identidade do interlocutor. Em caso de dúvida, os consumidores devem entrar diretamente em contacto com o serviço de apoio ao cliente da operadora e adiar qualquer decisão até terem a confirmação da veracidade das informações recebidas.
O que fazer em caso de suspeita
Se suspeitar que foi alvo desta burla, deve reportar a situação à operadora de telecomunicações e às autoridades competentes. Também é possível apresentar queixa junto da Anacom, para que a entidade possa monitorizar este tipo de ocorrência e atuar na proteção dos consumidores.
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