Esta terça-feira, o Zoomarine vai devolver ao Oceano Atlântico Ulisses e Umiko, duas tartarugas que estiveram em reabilitação vários meses no Porto d’Abrigo. Após um breve adiamento devido a condições marítimas adversas, é chegada a hora de regressar a casa.
Em comunicado o parque aquático de Albufeira revela que as tartarugas vão ser devolvidas, “a cerca de 20 quilómetros (12 milhas náuticas) a sul de Faro, a bordo de um navio da Marinha Portuguesa”.
Após vários meses em reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine, “encerra-se assim mais um capítulo inspirador com final feliz, recheado de desafios e conquistas, que lhes proporcionaram a força necessária para enfrentar não só ondas calmas, mas também tormentas imprevisíveis”.
As duas tartarugas-marinhas, ambas da espécie Caretta caretta, foram resgatadas durante o verão, após terem sido avistadas, em alto mar, por investigadores afectos à AIMM Portugal – Associação para a Investigação do Meio Marinho, uma ONGA que desenvolve parte do seu trabalho em águas algarvias.
Umiko [‘criança do mar’, em japonês] padecia de desidratação, ligeira anemia e tinha função renal comprometida – adicionalmente, tinha corpos estranhos (plástico) no trato digestivo; chegou com 2,3 quilogramas, e regressa ao mar com 3,2.
Ulisses [o famoso guerreiro da Antiguidade] revelou ter uma infeção pulmonar e, de igual forma, tinha corpos estranhos (plástico) no trato digestivo; chegou ao Porto d’Abrigo com 3,7 quilogramas, e regressa ao meio selvagem com 5,4 quilogramas.
“Esta história de sucesso, que transcende o simples retorno de dois animais marinhos ao oceano, é assim mais uma inspiradora mostra de como a cooperação, em prol, entre outros, do Bem-estar Animal e da Conservação da Natureza, podem e devem ser esforços colectivos de pessoas e entidades multidisciplinares e pluri-institucionais”, conclui o Zoomarine..
Leia também: Zoomarine Algarve reconhecido com prémio mundial “Melhor Experiência Familiar”