Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

Viva a Primavera…

… e viva a brilhante iniciativa que conduziu a este programa inovador, que abre portas à participação, programada e apoiada, das Associações e dos Grupos Culturais de Tavira, contemplando a realização de uma série de eventos e actividades culturais de meados de Março a Junho. É que hoje mesmo [sábado, dia 19] se iniciou […]

15:47 21 Março, 2016 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rui Cabrita – Tavira

… e viva a brilhante iniciativa que conduziu a este programa inovador, que abre portas à participação, programada e apoiada, das Associações e dos Grupos Culturais de Tavira, contemplando a realização de uma série de eventos e actividades culturais de meados de Março a Junho.

É que hoje mesmo [sábado, dia 19] se iniciou com a brilhante actuação da Banda de Tavira, acompanhando o cantor espanhol Juan de Santa Maria. Foi bom de ver, ouvir e sentir o apoio do público que tão entusiasticamente aderiu.

Aplausos por tão importante passo na divulgação e práticas culturais na nossa cidade.

Na essência do programa “Viva a Primavera” julgo estar o convite à participação de TODOS os que queiram apresentar projectos válidos, facultando às gentes do nosso “burgo” espectáculos e eventos culturais com qualidade.

Desde já se perspectiva o êxito deste programa e toma-se o atrevimento de sugerir a criação dum Conselho Cultural Municipal, como órgão opinativo junto do departamento camarário da cultura, integrando um limitado número de representantes das Associações, que, pela pronúncia positiva, participe activamente na programação e nas escolhas. Ter-se-ia então na nossa cidade a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA em pleno funcionamento, na área cultural, o que seria fundamental na motivação dos nossos artistas e no empenhado e profícuo “trabalho” das associações.

Já em tempos expressámos a ideia (no “Postal do Algarve) de que, em relação às actividades culturais, seria de todo importante chamar à participação todas as capacidades disponíveis, de pessoas, de agentes culturais e de associações, envolvendo, quando adequado, o sector comercial, e outras forças vivas locais.

Na oportunidade expressámos a opinião de que a programação que vinha a ser praticada, de calendário basicamente fixo, tinha no verão um componente essencialmente de entretenimento e de lazer, que, sendo diversificada e de indubitável qualidade, se afigurava ser muito repetitiva e com características de massificação, muito virada para o “turista”.

Fora do período estival, e à parte pontuais e esporádicas iniciativas, pouca era a produção cultural e notória a falta de articulação entre os agentes culturais, o que conduzia, múltiplas vezes, a que iniciativas de idêntica natureza ocorressem em simultâneo, sem adequada divulgação e ainda, que fosse, por falta de informação, dado azo à contestação dos critérios de acesso e concessão dos apoios. Estava criado o natural ambiente para a crítica fácil e a maledicência.

Também na ocasião se referiu a limitação objectiva ao desenvolvimento das actividades culturais e que reside na inexistência de espaços vocacionados para os agrupamentos e associações funcionarem e fazerem mostra pública da sua arte. (a cidade não dispõe de sala de espectáculos, anfiteatro ou estúdio, situação a que urge pôr cobro).

Referiu-se ainda que algumas actividades eram desenvolvidas, através de acções individuais, fruto dos conhecimentos/influências e do prestígio local dos promotores. Normalmente tais iniciativas, na maior parte dos casos assumindo elevados padrões de qualidade, têm o “público” limitado ao núcleo restrito de amizades/conhecimentos do organizador do evento, potenciado pela deficiente divulgação que era praticada.

Como resultante destas situações, temos em primeira instância uma limitação de públicos e, não raras vezes, sobreposições de actividades do mesmo domínio, (concertos no mesmo dia e à mesma hora, apresentação de livros em locais diferentes, sobreposição horária de eventos, divulgação deficiente etc…). Esta, chamemos-lhe, ausência de coordenação, geradora de deficiente divulgação, induzia frustração nos públicos e acarretava também desmotivação dos promotores e incompreensões várias.

A caracterização atrás referida constituía um alerta para a necessidade de conjugar esforços, de coordenar acções e de impulsionar a criatividade dos diversos agentes envolvidos, chamando todos a uma efectiva participação e mobilização. São estes os factores que agora se acredita terem sido devidamente considerados ao desenhar-se o programa “Viva a Primavera”.

Por tudo o que representa em termos de motivação, de reconhecimento e de incentivo aos “nossos” artistas e pessoas ligadas e interessadas nas diversas vertentes culturais, não será demais repetir as congratulações por tão válido e valioso projecto. Queiram e saibam os intervenientes – Associações Culturais, Agentes, Artistas e Programadores – dar adequada resposta a este “chamamento”. E Tavira viverá cultura!

Ressalvo ser meu entendimento que o processo que conduz à realização deste programa não assume, obviamente, qualquer intenção ou propósito de centralismo na programação ou de dirigismo das actividades culturais. Pelo contrário, penso que passam a ser proporcionadas melhores condições para que a arte e a cultura se desenvolvam no respeito pela criatividade dos artistas, pela sua independência e por um mais consistente apoio às associações e agentes, no respeito pela regra de ouro em que o grau de liberdade criativa dos intervenientes tem sempre a amplitude do infinito.

Aos serviços da autarquia caberá, acordada a programação, apoiar, ceder meios e eliminar dificuldades e promover uma eficaz e abrangente divulgação, aqui em estreita colaboração com todos os agentes envolvidos.

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chega a Portugal uma nova frente fria nesta data: chuva regressa e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 29 Agosto, 2026 13:36 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Sol ganha espaço no sábado e, no domingo, uma nova frente traz mais nuvens, chuva fraca e um ambiente ainda com sabor a outono

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Está a chegar um fim de semana de instabilidade atlântica: chuva e vento chegam neste dia e estas serão as regiões mais perturbadas

06:03 29 Agosto, 2026 15:18 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Fim de semana traz chuva, aguaceiros e vento a várias zonas do país, com algumas regiões a sentirem a mudança de tempo mais cedo

Algarve Desporto

Santaluziense dá a volta ao Portimonense e conquista torneio de futsal em Portimão

21:22 29 Agosto, 2026 21:23 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 6-3 deu à equipa de Santa Luzia o troféu de futsal sub-15, depois de ter estado a perder por 2-0 no Portimão Arena

Praia da Luz.
Algarve Vídeo

“Maravilhosa”: turista alemã escolhe esta vila no Algarve para a primeira noite de férias e mostra-se feliz com a opção

16:10 29 Agosto, 2026 15:57 29 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista alemã começou as férias nesta vila no Algarve e mostrou como passou a primeira noite entre praia, jantar e pôr do sol

Deserto do Atacama. Crédito: Magnific
Ciência Mundo

Nevão “histórico” chegou ao deserto mais seco do mundo: episódio raro intrigou especialistas da NASA

20:00 29 Agosto, 2026 16:58 29 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno intrigou especialistas, uma vez que manto de neve chegou a locais onde é muito raro acontecer neste deserto

Europa Saúde

Alerta europeu? Funcionários deste aeroporto morrem após serem picados por mosquito que terá chegado de avião

18:50 29 Agosto, 2026 18:35 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois funcionários morreram e a principal suspeita aponta para um mosquito infetado transportado por via aérea

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Algarve Política

Em Quarteira, IL diz que a classe média está “sob ataque” e acusa PS e PSD

22:34 29 Agosto, 2026 22:49 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Mariana Leitão afirma que a classe média perdeu peso eleitoral e apresenta propostas para baixar o IRS, reduzir a burocracia e reformar as pensões

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Hacker a usar computador. Crédito: Freepik
Economia

Atenção aos cartões bancários caducados: falha pode permitir compras contactless (sem PIN) com o seu dinheiro

21:30 29 Agosto, 2026 19:10 29 Agosto, 2026 | João Luís

Investigadores descobriram uma vulnerabilidade que deixa um aviso importante para quem ainda guarda cartões bancários

Burla do "falso acidente". Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Atenção se conduz no Algarve: Faro é o distrito com mais casos desta burla em 2026 e há vítimas a perder mais de 15 mil euros

20:20 29 Agosto, 2026 19:10 29 Agosto, 2026 | João Luís

Faro lidera uma estatística nacional que está a preocupar a GNR: burla pode terminar com acesso a milhares de euros da vítima

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos que multam e convém saber onde ficam

13:30 29 Agosto, 2026 13:06 29 Agosto, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chega a Portugal uma nova frente fria nesta data: chuva regressa e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 29 Agosto, 2026 13:36 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Sol ganha espaço no sábado e, no domingo, uma nova frente traz mais nuvens, chuva fraca e um ambiente ainda com sabor a outono

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Está a chegar um fim de semana de instabilidade atlântica: chuva e vento chegam neste dia e estas serão as regiões mais perturbadas

06:03 29 Agosto, 2026 15:18 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Fim de semana traz chuva, aguaceiros e vento a várias zonas do país, com algumas regiões a sentirem a mudança de tempo mais cedo

Algarve, Desporto

Santaluziense dá a volta ao Portimonense e conquista torneio de futsal em Portimão

21:22 29 Agosto, 2026 21:23 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 6-3 deu à equipa de Santa Luzia o troféu de futsal sub-15, depois de ter estado a perder por 2-0 no Portimão Arena

Praia da Luz.
Algarve, Vídeo

“Maravilhosa”: turista alemã escolhe esta vila no Algarve para a primeira noite de férias e mostra-se feliz com a opção

16:10 29 Agosto, 2026 15:57 29 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Turista alemã começou as férias nesta vila no Algarve e mostrou como passou a primeira noite entre praia, jantar e pôr do sol

Deserto do Atacama. Crédito: Magnific
Ciência, Mundo

Nevão “histórico” chegou ao deserto mais seco do mundo: episódio raro intrigou especialistas da NASA

20:00 29 Agosto, 2026 16:58 29 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno intrigou especialistas, uma vez que manto de neve chegou a locais onde é muito raro acontecer neste deserto

Europa, Saúde

Alerta europeu? Funcionários deste aeroporto morrem após serem picados por mosquito que terá chegado de avião

18:50 29 Agosto, 2026 18:35 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois funcionários morreram e a principal suspeita aponta para um mosquito infetado transportado por via aérea

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Algarve, Política

Em Quarteira, IL diz que a classe média está “sob ataque” e acusa PS e PSD

22:34 29 Agosto, 2026 22:49 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Mariana Leitão afirma que a classe média perdeu peso eleitoral e apresenta propostas para baixar o IRS, reduzir a burocracia e reformar as pensões

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Hacker a usar computador. Crédito: Freepik
Economia

Atenção aos cartões bancários caducados: falha pode permitir compras contactless (sem PIN) com o seu dinheiro

21:30 29 Agosto, 2026 19:10 29 Agosto, 2026 | João Luís

Investigadores descobriram uma vulnerabilidade que deixa um aviso importante para quem ainda guarda cartões bancários

Burla do "falso acidente". Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Atenção se conduz no Algarve: Faro é o distrito com mais casos desta burla em 2026 e há vítimas a perder mais de 15 mil euros

20:20 29 Agosto, 2026 19:10 29 Agosto, 2026 | João Luís

Faro lidera uma estatística nacional que está a preocupar a GNR: burla pode terminar com acesso a milhares de euros da vítima

Últimas Notícias

  • Em Quarteira, IL diz que a classe média está “sob ataque” e acusa PS e PSD
    Em Quarteira, IL diz que a classe média está “sob ataque” e acusa PS e PSD
  • Atenção aos cartões bancários caducados: falha pode permitir compras contactless (sem PIN) com o seu dinheiro
    Atenção aos cartões bancários caducados: falha pode permitir compras contactless (sem PIN) com o seu dinheiro
  • Santaluziense dá a volta ao Portimonense e conquista torneio de futsal em Portimão
    Santaluziense dá a volta ao Portimonense e conquista torneio de futsal em Portimão
  • Está a caminho do Aldi um Toalheiro com prateleira e 2 barras horizontais que suporta até 5 kg por menos de 10€
    Está a caminho do Aldi um Toalheiro com prateleira e 2 barras horizontais que suporta até 5 kg por menos de 10€
  • Atenção se conduz no Algarve: Faro é o distrito com mais casos desta burla em 2026 e há vítimas a perder mais de 15 mil euros
    Atenção se conduz no Algarve: Faro é o distrito com mais casos desta burla em 2026 e há vítimas a perder mais de 15 mil euros

Opinião

  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
  • A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende
    A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende
  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento