Alfredo Graça, meteorologista e coordenador da Meteored Portugal, apresenta a última atualização do modelo meteorológico ECMWF, aquele que é trabalhado na Meteored, para Portugal continental, num mês de novembro caracterizado por temperaturas ligeiramente acima da média. Este panorama de anomalia térmica positiva também se prevê para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
No que diz respeito à precipitação, as primeiras tendências dos mapas sugerem níveis de chuva a rondar a média mensal climatológica de referência de novembro, com o mês a iniciar, muito provavelmente, com o mesmo padrão atmosférico desta segunda quinzena de outubro. Irá o “comboio” de depressões continuar ou o anticiclone regressar?
Previsão de Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal
Para que se perceba como costuma ser o tempo em novembro, é necessário deitar um olhar pela sua climatologia. O que nos “conta” a climatologia de novembro para Portugal continental?
Segundo a normal climatológica de referência, a temperatura em novembro é, em média, 4 ºC mais baixa em relação a outubro. Quanto à precipitação, novembro é, de acordo com a climatologia, o segundo mês mais chuvoso do ano
Novembro ligeiramente mais quente do que o normal, mas sem extremos
Prevê-se que o mês de novembro seja caracterizado por uma anomalia térmica positiva, quer no Continente, quer nos Açores e na Madeira. Significa isto que, no seu conjunto, novembro de 2023 será um mês ligeiramente mais quente do que o normal, mas sem extremos.
Em Portugal continental e Açores estão previstas temperaturas, regra geral, entre 0 ºC e 1,5 ºC acima da média.
Já para a Madeira o nosso modelo de referência insiste numa primeira quinzena significativamente mais quente que o normal (até 3 ºC acima do normal), sendo que a segunda metade de novembro poderá registar temperaturas mais próximas da média.
Irá o “comboio” de depressões continuar ou o anticiclone regressar?
Espera-se um mês de novembro com níveis de precipitação dentro da média em Portugal continental, Açores e Madeira.
No Continente, e também na Madeira, a primeira semana de novembro será, muito provavelmente, uma continuidade do padrão atmosférico chuvoso e instável que esteve presente durante a segunda quinzena de outubro, com anomalias de precipitação positivas bem vincadas em toda a extensão geográfica destas duas unidades territoriais portuguesas.
O destaque vai, sobretudo, para as regiões a oeste da Barreira de Condensação, onde a chuva se prevê mais intensa, abundante e persistente.
No entanto, as três semanas restantes do mês de novembro, quer em Portugal continental, quer na Madeira, podem vir a registar uma clara mudança de padrão atmosférico, segundo o modelo meteorológico ECMWF.
Isto resultaria, possivelmente, num substancial abrandamento da quantidade e intensidade da chuva e num estado do tempo mais estável e seco, com algumas regiões a poderem, inclusive, registar anomalias de precipitação negativas.
Nos Açores prevê-se um padrão de precipitação variável, mas que, no cômputo geral, deverá rondar a média.
Mais informação no artigo original: Previsão do tempo em novembro em Portugal: será que as depressões e a chuva abundante vão manter-se?
Leia também: Prémio do novo jogo Eurosorteio é de 20.000€/mês, mas quem recebe se titular morrer?