O Grupo Timing organizou no passado sábado, 9 de dezembro, um almoço de Natal solidário, na Escola Secundária João de Deus, em Faro, onde juntou cerca de 170 pessoas apoiadas pela Refood.
O compromisso com a responsabilidade social sempre foi uma das bandeiras deste grupo de empresas, por isso, no início deste ano foi criado o departamento de Responsabilidade Social “com vista a dar resposta aos vários pedidos de apoio que nos chegam regularmente”, refere Inês Narciso, Gestora do Departamento.
“Esta foi a segunda edição do almoço de natal solidário do Grupo Timing. O objetivo que partilhei com a nossa gestora da responsabilidade social que se juntou a nós este ano, é o de fazermos o maior almoço solidário de Portugal, em Faro. Para chegarmos a esse objetivo, queremos ano após ano aumentar visivelmente o número de convidados. Passámos de 80 para 170 de 2022 para 2023, e com certeza que no próximo ano já juntaremos utentes de outras instituições para além da Refood. Como costumo sempre dizer, se cuidarmos uns dos outros a vida corre melhor a todos”, acrescenta.
Um sábado dedicado a um almoço especial para os utentes da Refood, uma organização comprometida em combater o desperdício alimentar e a dar refeições a quem mais precisa. A iniciativa proporcionou não apenas um almoço de Natal especial, mas fortaleceu também os laços comunitários e destacou a importância do trabalho entre empresas e organizações.
“Falámos com os nossos cozinheiros que prontamente se disponibilizaram para ajudar na preparação das refeições. Esta ação mostra, claramente, o comprometimento da empresa em utilizar os seus recursos e influência para promover o bem-estar social.”, destaca Inês Narciso.
O almoço foi feito e organizado, tanto por trabalhadores externos na Timing – entre cozinheiros e copeiros, todos voluntários -, como por colaboradores das diferentes empresas do Grupo, num total de 47 pessoas.
A animação foi garantida por quatro artistas diferentes: Pedro Viola (fadista), o Grupo Cantares da Ria, Carlos Coelho (cantor, música popular portuguesa) e Sandrine (música popular portuguesa) e no final toda a gente teve direito a um presente, dos 8 aos 80.
Inês Narciso, destaca ainda que “o almoço foi um sucesso, desde os voluntários a todos os convidados, a energia que se viveu neste dia foi o verdadeiro espírito natalício. Foram histórias compartilhadas, abraços e sorrisos trocados que tornaram este dia tão especial. Sabemos que estamos no caminho certo, e só assim faz sentido ajudar o próximo, sempre de coração aberto”.
“Queremos que esta iniciativa sirva de exemplo para que muitas mais empresas o façam e possamos, juntos, chegar a quem mais precisa. Queremos inspirar outras empresas para que se envolvam ativamente em causas sociais e a trabalharem em conjunto para construir comunidades mais justas e iguais”, conclui Ricardo Mariano.
Leia também: Grupo Timing compra a Alô Pizza e oferece 100 pizzas num só dia a instituições farenses [vídeo]