O radar de velocidade é utilizado por ser uma das maneiras mais eficazes de monitorizar a velocidade excessiva dos veículos. Para essa finalidade, existem diversos tipos de radares. A partir de 1 de setembro serão mais 37 aparelhos a nível nacional para controlar a velocidade, três deles serão instalados no Algarve. Um estará em Faro e dois estarão em Albufeira. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) explicou como os podemos distinguir.
“Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão sempre sinalizados. O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros”, refere a ANSR.
Os novos radares que serão instalados no Algarve, mais especificamente em Faro e Albufeira, serão de velocidade imediata. Esses radares são identificados pelo sinal H43, que está sempre colocado uns metros antes do radar.
Já os radares de velocidade média, que fiscalizam a velocidade média entre dois pontos através da medição temporal que os veículos demoram a percorrer uma determinada distância, estarão identificados com o sinal de trânsito H42 e igualmente colocados uns metros antes do radar.
Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil, marcou presença, esta quarta-feira, no lançamento da Campanha de Segurança Rodoviária ‘Os radares salvam vidas’ onde afirmou qual é o objetivo dos radares. “Não é castigar os condutores nem aumentar receitas com multas. O objetivo é dissuadir comportamentos de risco”.
Leia também: Faro e Albufeira vão ter um novo radar instalado na EN125 e A2