Na última sexta-feira o gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou que o azeite foi o produto agrícola cujo preço mais subiu em 2023, seguindo-se as batatas, os suínos e os ovos. O preço do azeite aumentou em 54%. Em causa está a seca prolongada e a consequente quebra de produção deste óleo vegetal em Espanha. Comprar azeite exige um maior investimento, mas produzi-lo em casa pode ajudá-lo a poupar algum dinheiro.
O processo de produzir azeite pode parecer complicado, mas um robot de cozinha pode ser um bom aliado. De acordo com a VERSA, para fazer azeite irá necessitar de azeitonas verdes e maduras, um misturador, um coador, um funil, um filtro de papel, um pano de algodão novo e limpo e ainda um recipiente para recolher o óleo, assim como uma seringa.
A lavagem das azeitonas é o primeiro objetivo a cumprir. De seguida, terá de tirar o caroço de cada uma das azeitonas e só depois é que as pode triturar com a ajuda de uma batedeira ou de uma varinha mágica. O resultado final deverá assemelhar-se a uma pasta, tal como avança a mesma fonte. Feita a pasta, deverá colocá-la num algodão para que esta seja depois espremida, a fim de separar o líquido dos sólidos.
O passo seguinte exige algum tempo de espera. É que deverá deixar o líquido a repousar durante um período de duas horas para separar as diferentes camadas. As camadas superiores serão a gordura e o óleo, e a camada inferior será o líquido descartável. Por fim, com a ajuda de um filtro de papel de cafeteira ou guardanapos, terá de filtrar o líquido restante para obter um azeite mais limpo.
Uma vez produzido o azeite, este tem um prazo de validade de cerca de dois anos.
Leia também: Saiba qual o botão no carro que muitos ignoram que permite poupar até 10% de combustível