Há cada vez mais gente a adotar o truque de colocar rolhas de cortiça, inteiras ou cortadas, no interior do frigorífico. É um truque simples, embora eficaz, relacionado com a manutenção daquele que é o maior e um dos mais usados eletrodomésticos de casa. Mas porquê? Saiba agora o motivo e lembre-se de, sempre que terminar uma garrafa de vinho, não deitar fora a rolha e reaproveitá-la para este fim.
Trata-se de um truque caseiro para manter o frigorífico livre de maus odores. Uma vez que a cortiça é um material poroso e capaz de absorver os odores desagradáveis e a humidade, é ideal para colocar no interior deste eletrodoméstico.
E o processo é igualmente simples. Para colocar este truque em prática, como nos explica a Forever Young, apenas necessita de colocar uma rolha nas prateleiras do frigorífico. De modo a fazer um melhor reaproveitamento, pode cortá-la em duas ou três partes e distribuir os pedaços pelas várias prateleiras e gavetas do eletrodoméstico.
Pode ainda colocar em prática a mesma dica nas gavetas do congelador, assim irá garantir que, quando as abre, não vêm aquele cheiro, muitas vezes desagradável, a carne congelada. Além de evitar maus odores, está também a garantir que os alimentos não se estraguem com facilidade.
Experimente deixar a rolha no interior do frigorífico e do congelador durante a noite e veja a diferença de manhã. Se, ainda assim, não for o suficiente e quiser proporcionar um cheirinho agradável, tem também a opção de colocar uma pequena gota de essência de limão fresco ou qualquer óleo essencial na rolha de cortiça.
Este truque tão simples vai libertar todos os maus odores e proporcionar um aroma fresco ao eletrodoméstico, além de ser uma dica sustentável, pois permite reutilizar a cortiça, um material tão importante no nosso país.
Leia também: Quais os automóveis com menos avarias? Saiba se o seu é um deles