Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

RISCOS PSICOSSOCIAIS E STRESS: Uma reflexão importante a ser feita, de Ludgero Faleiro

“Nos tempos que correm, o assédio psicológico e até o sexual têm entre outros casos, vindo a afectar muito o equilíbrio (desejável) para a Saúde Mental dos colaboradores (trabalhadores)”

11:02 19 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ludgero Faleiro
Um cidadão pró-activo
Licenciado em História e Ciências Sociais
Ex-presidente do Conselho de Administração da Escola Secundária de Tavira
Pós-Graduado e técnico superior de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Há diversos riscos no mundo em que vivemos, nomeadamente, os associados às actividades desenvolvidas pelo homem, sobretudo, no âmbito do exercício das suas profissões, que dada a importância que as reveste, pretendo aqui deixar algo “registado”, despertando curiosidades e interesses.

Os riscos psicossociais têm especial significado para o homem que trabalha e para as empresas onde são exercidas as suas actividades e, por conseguinte, também para a economia do país.

A existência desse tipo de riscos passa por vezes desapercebida, por ser pouco visível aos olhos do homem comum, ou pouco notada, pelas organizações ou instituições, por se direccionarem ao estado psicológico do indivíduo.

No entanto surgem, também, riscos acrescidos ao nível físico e social, cujo conjunto conduz ao chamado stress laboral, afectando o desempenho dos respectivos colaboradores.

São pois “questões muito pertinentes” em matéria de segurança e saúde no trabalho e que provocam impactos sérios aos níveis pessoais, sociais e económicos…

Por exemplo, quantos dias de trabalho/ano, não serão perdidos nas empresas pelos seus colaboradores, por motivo do stress, relacionado pelo excesso de carga de trabalho, mas, também, relativo com o estado da sua saúde mental, afectada pela interacção dos diversos “agentes” envolvidos?!…

Nos tempos que correm, o assédio psicológico e até o sexual têm entre outros casos, vindo a afectar muito o equilíbrio (desejável) para a Saúde Mental dos colaboradores (trabalhadores).

As deficiências de concepção, organização, gestão do trabalho e contexto social problemático, produzem diversos efeitos nefastos complexos, nomeadamente, a depressão e o burnout (exaustão física, emocional ou mental).

Esta situação tem muito a ver com a existência da estigmatização e da incompreensão, sobretudo, provocadas, por problemas de ordem organizacional e gestão e não pela falha individual do colaborador (trabalhador). Os riscos psicossociais e o stress podem ser controlados de igual forma como quaisquer outros tipos de riscos, conhecidos pela S.H S.T.

Eis alguns exemplos de condições de trabalho, conducentes à existência de riscos psicossociais:

– excesso de cargas de trabalho;

– exigências pouco evidentes, sobre trabalhadores-colaboradores;

– falta de objectividade na definição das funções exercidas;

– falta de participação do trabalhador, nas tomadas de decisões e que o afetam directamente;

– má gestão de mudanças organizacionais;

– insegurança laboral;

– comunicação ineficaz chefia/colaborador (trabalhador);

– falta de apoio por parte das chefias e mesmo dos próprios colegas;

– assédio psicológico ou sexual;

– falta de rotatividade nos postos de trabalho;

– mudança brusca de posto de trabalho, sem a prévia formação;

– falta de estímulos,

– falhas de acções de formação;

– mau ambiente geral de trabalho, etc.

“A gestão do stress constitui uma obrigação moral e um bom investimento para as entidades empregadoras como, também, um imperativo legal estabelecido a partir da Diretiva-Quadro 89/391/CEE, reforçado por acordos-quadro com os parceiros sociais sobre stresse no trabalho, assédio (psicológico e sexual) e violência no trabalho”.

“O Pacto Europeu para Saúde Mental e Bem-Estar, reconhecendo os vários problemas existentes no mundo laboral, incentiva as entidades empregadoras a implementar medidas voluntárias suplementares para a promoção do bem-estar mental”.

Para além da responsabilidade legal da entidade empregadora em assegurar a avaliação e o controlo adequado dos riscos no local de trabalho, é essencial garantir também o envolvimento participativo dos trabalhadores ou dos seus representantes, nas fundamentais decisões que sobre os mesmos são exercidas.

Este envolvimento conjunto é muito importante para se ter uma melhor visualização e compreensão dos problemas que podem ocorrer no local de trabalho e, assim, garantir que as medidas aplicadas, sejam as mais adequadas e eficazes.

Nas empresas a identificação, prevenção, gestão dos riscos psicossociais e do stress relacionado com o mundo do trabalho são fundamentais para o Bem-Estar, Saúde Mental e um sucesso económico abrangente (empresa-trabalhador-país)…

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia Gastronomia Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Algarve Economia Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Reformado com calculadora.
Economia Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia Mundo Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 13:00 1 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Restaurante Faz Figura, em Santa Apolónia.
Economia, Gastronomia, Nacional

Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

18:01 3 Junho, 2026 17:04 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um restaurante histórico de Lisboa lançou uma campanha de financiamento para evitar o encerramento definitivo

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sistema Volta: afinal, tem de voltar ao mesmo supermercado para devolver a garrafa?

14:40 3 Junho, 2026 13:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Novo sistema Volta de depósito de embalagens tem gerado dúvidas entre consumidores: o reembolso tem regras a conhecer

Algarve, Economia, Gastronomia

Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica

18:27 3 Junho, 2026 18:30 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova unidade da Portugália abre portas no Tavira Plaza e reforça a oferta gastronómica do centro comercial

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Algarve, Tempo

Algarve em perigo: calor extremo deixa estes cinco concelhos em risco máximo de incêndio neste dia

12:26 3 Junho, 2026 12:21 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O Algarve enfrenta risco elevado de incêndio rural esta quarta-feira, com cinco concelhos em perigo máximo, segundo o IPMA

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Reformado com calculadora.
Economia, Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia, Mundo, Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 13:00 1 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal