Após várias semanas com temperaturas muito acima da média e ambiente soalheiro, a chuva regressará ao país dentro de poucos dias sob a forma de uma frente fria.
As mais recentes atualizações do modelo meteorológico ECMWF, aquele com o qual trabalham os especialistas da Meteored, antecipa uma mudança no estado do tempo em Portugal continental a partir de sexta-feira, dia 13.
A passagem da frente fria pelo nosso país será de curta duração, durante parte dos dias de sexta (13) e sábado (14). No entanto, a instabilidade meteorológica não ficará por aqui. Logo no domingo (15), a coincidir precisamente com a transição para a segunda quinzena de outubro, prevê-se a chegada de um rio atmosférico. Que fenómeno é este?
Previsão de Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal
“As temperaturas elevadas e substancialmente acima da média para a época do ano estão com as horas contadas. Em breve prevê-se o regresso da chuva e do tempo instável a Portugal continental. Uma frente fria, associada a uma depressão atlântica, chegará ao nosso país na sexta (13), ficando por cá também no sábado (14)”, segundo prevê Alfredo Graça, geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal..
A mencionada frente fria distribuirá chuva de uma maneira desigual entre as várias regiões, concentrando-se sobretudo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e com maior expressão a oeste da Barreira de Condensação.
A partir de domingo (15), o episódio de chuva assumirá contornos mais significativos com a “entrada em cena” de um rio atmosférico que irá, muito provavelmente, intensificar a precipitação prevista para Portugal continental.
O que é um rio atmosférico?
O fenómeno que irá intensificar a chuva em Portugal continental dentro de poucos dias é conhecido por rio atmosférico. Um rio atmosférico é uma faixa longa, estreita e de transição na qual ocorre um transporte horizontal de vapor de água. Este vapor de água é fornecido por fontes de humidade tropicais e/ou extratropicais. Os rios atmosféricos que afetam Portugal continental nascem no Atlântico e são responsáveis por conduzir ar subtropical temperado e muito húmido. A precipitação daqui decorrente costuma ser abundante e muito eficiente.
Efeitos do rio atmosférico
Entre os possíveis efeitos do rio atmosférico, contempla-se a chuva que poderá ser localmente forte, uma descida acentuada das temperaturas máximas e o vento que soprará moderado a forte do quadrante Sul.
No percurso até chegar a Portugal continental no domingo (15), a depressão que estará “munida” pelo rio atmosférico, percorrerá uma superfície marítima bastante quente, o que contribuirá para uma estimulação do vapor de água que servirá como “combustível” à intensificação da chuva. Além disto, não se exclui a possibilidade da precipitação ser acompanhada de trovoada.
Parece que, de domingo (15) em diante, a tendência de tempo húmido, chuvoso e instável irá manter-se dado que os mapas do nosso modelo de referência (ECMWF) antecipam uma anomalia de precipitação positiva em todo o território do Continente.
Mais informação no artigo original: O que é um rio atmosférico? Vem aí o fenómeno que poderá intensificar a chuva em Portugal
Leia também: Outubro arranca muito quente e seco, mas atenção às alterações na segunda quinzena