Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Pobreza: um em cada quatro idosos não tem dinheiro para aquecer a casa

Entre os que são pobres, 43% vivem em casas sem aquecimento suficiente. Relatório “Balanço social 2021” da Nova SBE alerta também para a perda de emprego sobretudo de trabalhadores que tinham contratos a prazo. Muitos deles são jovens.

16:13 18 Janeiro, 2022 16:13 18 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em 2020, um em cada quatro idosos (24%) não tinha dinheiro para pagar aquecimento em casa. Entre os que vivem abaixo da linha de pobreza, mais de 43% não têm como manter a casa aquecida e 9% não conseguem comer uma refeição com carne ou peixe de dois em dois dias, segundo o relatório “Portugal, Balanço Social 2021”, divulgado esta terça-feira e que resulta de uma parceria da Nova SBE e a Fundação “la Caixa”.

“Estes números podem ainda não refletir o efeito da pandemia porque esta informação sobre privação material, que vem no inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE), foi recolhida nos primeiros meses de 2020. Mas os 43% que não conseguem manter a casa aquecida são já quase metade das pessoas pobres e não se espera que essa realidade tenha melhorado com os efeitos da pandemia”, frisa Bruno Carvalho, coautor do relatório, elaborado também por Susana Peralta e Mariana Esteves, do centro de conhecimento Nova SBE Economics for Policy. Para o investigador, é “inequívoco” que ainda há muito a fazer para melhorar as condições de vida das pessoas mais velhas em Portugal.

O relatório indica ainda que metade das pessoas acima dos 65 anos não consegue pagar uma semana anual de férias fora de casa e quase um terço não tem capacidade de assegurar despesas inesperadas. Em paralelo, a saúde mental é outro problema e a solidão “é um flagelo que afeta particularmente os mais velhos”, refere o relatório. Quase metade das pessoas com 60 anos ou mais diz sentir-se sozinha frequentemente ou algumas vezes. E, destas, 14% afirmam que a pandemia agravou a situação.

Forte impacto nos jovens

Além de um capítulo sobre as condições de vida da população mais velha, o relatório volta a analisar o impacto da pandemia da situação social e económica em Portugal, tal como fez no ano passado. “Conseguimos verificar que houve perda de emprego sobretudo concentrada nos trabalhadores que tinham contratos a prazo, o que também pode apontar para uma consequência do próprio layoff, que protegeu bastante quem tinha ligações mais permanentes ao mercado de trabalho e não tanto as outras pessoas. Isso marcou uma maior clivagem no mercado de trabalho, que já é um dos mais duais da União Europeia”, afirma Susana Peralta. 

“Também sabemos que há uma grande prevalência de jovens nesta margem do mercado de trabalho dos contratos temporários, o que pode querer dizer que estas pessoas são deixadas, no início da sua vida, com cicatrizes na sua relação com o mercado de trabalho e na sua capacidade de gerar rendimentos”, acrescenta. 

Segundo o relatório, em 2021, o aumento do número de inscritos em centros de emprego foi muito forte nos jovens dos 25 aos 34 anos, “com três vezes mais inscrições em agosto de 2021 do que em agosto de 2019”. Nos primeiros oito meses do ano, em média, esta faixa etária teve uma subida de 67% de desempregados face a 2019, antes da pandemia. E a seguir vêm os jovens com menos de 25 anos, com um aumento de 56% no número de inscritos entre 2021 e 2019.

Salta também à vista um agravamento claro do desemprego no Algarve. “Em 2020, houve um impacto desproporcional no número de inscritos nos centros de emprego desta região. É como se o Algarve fosse para a economia portuguesa o que Portugal e a Grécia são para a economia europeia”, afirma Susana Peralta. “É a única região que nunca recupera em momento nenhum.” A explicação passa pela dependência que a região tem do turismo, um sector com maior prevalência de contratos de trabalho temporários e particularmente afetado pela pandemia.

Mais desigualdades no mercado de trabalho

O relatório conclui ainda que, entre as pessoas que não trabalham a tempo inteiro, há mais 47% mulheres do que homens que gostariam de trabalhar mais horas, mas não encontram trabalho a tempo inteiro. “Um motivo invocado sete vezes mais por mulheres do que por homens, para justificar a impossibilidade de trabalhar mais horas, é a necessidade de cuidar de crianças, idosos ou outros dependentes”, indica o estudo.

Durante o confinamento, nas famílias sem filhos o número médio de horas trabalhadas aumentou, enquanto nas famílias com filhos diminuiu, sobretudo nas mulheres. Os homens trabalharam menos 0,7 horas, enquanto as mulheres foram 1,2 a menos, “o que quererá dizer que tiveram de prescindir para tomar conta dos filhos dependentes”, refere Mariana Esteves. 

Preocupante ainda é o impacto do ensino à distância na perda de aprendizagens dos alunos. Os resultados das provas de aferição entre 2019 e 2021, analisados no estudo, refletem uma “perda de competências” na generalidade das áreas avaliadas. E as notas dos alunos que beneficiam de ação social escolar, por viverem em famílias com mais dificuldades económicas, tiveram notas mais baixas do que as dos restantes.

“Diria que, no curto prazo, nos dois ou três anos que se seguem, o país pode voltar ao que era, mas não necessariamente ao que teria sido sem a pandemia. Sobretudo se não levarmos a sério a perda de aprendizagens e as cicatrizes para os jovens que estão a entrar ou que entraram no mercado de trabalho nesta fase de maior dificuldade”, defende Susana Peralta.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Comboio CP.
Economia Nacional

Está a caminho de Portugal a maior encomenda de comboios de sempre: chegam a partir desta data e podem circular a 160 km/h

15:20 16 Setembro, 2026 12:57 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

CP encomendou 153 comboios elétricos, com os primeiros previstos para entrar ao serviço no país já em 2029

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto Economia

É oficial: Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 chega ao Algarve nesta data e pode comprar os bilhetes a partir deste dia

12:10 16 Setembro, 2026 10:34 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Regresso da Fórmula 1 a Portugal, neste caso ao Algarve, já tem datas marcadas e a venda de bilhetes começa ainda em setembro

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depois do calor vem aí chuva: Portugal vai ficar ‘molhado’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 16 Setembro, 2026 20:52 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a chuva deverá afetar os Açores e a Madeira nos próximos dias, com maior instabilidade em algumas zonas

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem conta ou pediu crédito? Banco de Portugal alerta que este “banco” não está autorizado a operar em Portugal

16:50 16 Setembro, 2026 15:57 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Banco de Portugal lançou um novo alerta sobre três entidades que não estão habilitadas a prestar determinadas atividades financeiras no País

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Polvo à lagareiro.
Gastronomia

Pediu polvo à lagareiro num restaurante? Se não passar neste teste com a faca peça que verifiquem o prato

19:10 16 Setembro, 2026 10:14 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Textura rija pode justificar uma reclamação, mas não prova falta de segurança: cheiros anómalos e um interior mal aquecido exigem atenção

Algarve Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Enfermeira algarvia condenada a 23 anos de prisão pede liberdade e 500.000€ ao Estado: saiba o que está em causa

17:20 16 Setembro, 2026 13:21 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Algarvia Mariana Fonseca levou o caso ao TEDH e contesta a forma como foi condenada pelo homicídio de Diogo Gonçalves

Economia Nacional Saúde

Pensionistas com este apoio não pagam pelos medicamentos comparticipados: basta apresentar a receita

16:30 15 Setembro, 2026 13:25 15 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 220 mil idosos já beneficiaram desta medida em 2026, que permite obter gratuitamente na farmácia medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Estado

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal? Previsões mostram o que esperar até ao final de setembro

11:30 15 Setembro, 2026 02:49 15 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva vai regressar na segunda metade de setembro? Meteored e IPMA mostram o que esperar da precipitação em Portugal até ao final do mês

Gaveta revestida com papel de alumínio
Vida & Lazer

Já viu papel de alumínio nas gavetas da cozinha? Saiba para que serve e por que muitas pessoas o colocam

21:20 15 Setembro, 2026 19:41 15 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis falam sobre um truque usado cada vez por mais pessoas: colocar papel de alumínio a revestir as gavetas da cozinha

Furnazinhas.
Algarve

Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização

19:20 15 Setembro, 2026 14:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Poucos habitantes, tradições mantidas e novas ligações: conheça Furnazinhas, uma aldeia de Castro Marim que combate o isolamento

Europe Direct Algarve Tech

Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel

21:30 16 Setembro, 2026 18:22 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segurança Social, cartão europeu de saúde e outros documentos poderão passar a estar disponíveis no telemóvel através de uma única carteira digital válida na União Europeia

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Nacional

Umberto tem 90 anos e continua a bater natas à mão no mesmo bar onde trabalha desde os 15: “Se dependesse de mim, nunca sairia daqui”

21:00 16 Setembro, 2026 18:05 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 90 anos, este italiano mantém-se ligado ao estabelecimento onde começou ainda adolescente e continua a preparar natas à mão, uma das especialidades que o tornou conhecido

Comboio CP.
Economia, Nacional

Está a caminho de Portugal a maior encomenda de comboios de sempre: chegam a partir desta data e podem circular a 160 km/h

15:20 16 Setembro, 2026 12:57 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

CP encomendou 153 comboios elétricos, com os primeiros previstos para entrar ao serviço no país já em 2029

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto, Economia

É oficial: Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 chega ao Algarve nesta data e pode comprar os bilhetes a partir deste dia

12:10 16 Setembro, 2026 10:34 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Regresso da Fórmula 1 a Portugal, neste caso ao Algarve, já tem datas marcadas e a venda de bilhetes começa ainda em setembro

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depois do calor vem aí chuva: Portugal vai ficar ‘molhado’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 16 Setembro, 2026 20:52 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a chuva deverá afetar os Açores e a Madeira nos próximos dias, com maior instabilidade em algumas zonas

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem conta ou pediu crédito? Banco de Portugal alerta que este “banco” não está autorizado a operar em Portugal

16:50 16 Setembro, 2026 15:57 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Banco de Portugal lançou um novo alerta sobre três entidades que não estão habilitadas a prestar determinadas atividades financeiras no País

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Polvo à lagareiro.
Gastronomia

Pediu polvo à lagareiro num restaurante? Se não passar neste teste com a faca peça que verifiquem o prato

19:10 16 Setembro, 2026 10:14 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Textura rija pode justificar uma reclamação, mas não prova falta de segurança: cheiros anómalos e um interior mal aquecido exigem atenção

Algarve, Vídeo

“Do Volta ao 3D”: Mateus tem 8 anos e quer chegar a uma impressora 3D com sete mil embalagens [vídeos]

17:30 16 Setembro, 2026 19:08 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipamento vai permitir a Mateus, residente em Faro, criar brinquedos, objetos sensoriais e peças destinadas a pessoas com deficiência

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Enfermeira algarvia condenada a 23 anos de prisão pede liberdade e 500.000€ ao Estado: saiba o que está em causa

17:20 16 Setembro, 2026 13:21 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Algarvia Mariana Fonseca levou o caso ao TEDH e contesta a forma como foi condenada pelo homicídio de Diogo Gonçalves

Economia, Nacional, Saúde

Pensionistas com este apoio não pagam pelos medicamentos comparticipados: basta apresentar a receita

16:30 15 Setembro, 2026 13:25 15 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 220 mil idosos já beneficiaram desta medida em 2026, que permite obter gratuitamente na farmácia medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Estado

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal? Previsões mostram o que esperar até ao final de setembro

11:30 15 Setembro, 2026 02:49 15 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva vai regressar na segunda metade de setembro? Meteored e IPMA mostram o que esperar da precipitação em Portugal até ao final do mês

Gaveta revestida com papel de alumínio
Vida & Lazer

Já viu papel de alumínio nas gavetas da cozinha? Saiba para que serve e por que muitas pessoas o colocam

21:20 15 Setembro, 2026 19:41 15 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis falam sobre um truque usado cada vez por mais pessoas: colocar papel de alumínio a revestir as gavetas da cozinha

Furnazinhas.
Algarve

Nem Alte nem Pedralva: esta aldeia no Algarve tem 50 habitantes e tornou-se um exemplo de revitalização

19:20 15 Setembro, 2026 14:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Poucos habitantes, tradições mantidas e novas ligações: conheça Furnazinhas, uma aldeia de Castro Marim que combate o isolamento

Europe Direct Algarve, Tech

Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel

21:30 16 Setembro, 2026 18:22 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segurança Social, cartão europeu de saúde e outros documentos poderão passar a estar disponíveis no telemóvel através de uma única carteira digital válida na União Europeia

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Nacional

Umberto tem 90 anos e continua a bater natas à mão no mesmo bar onde trabalha desde os 15: “Se dependesse de mim, nunca sairia daqui”

21:00 16 Setembro, 2026 18:05 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 90 anos, este italiano mantém-se ligado ao estabelecimento onde começou ainda adolescente e continua a preparar natas à mão, uma das especialidades que o tornou conhecido

Últimas Notícias

  • Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
    Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
  • Umberto tem 90 anos e continua a bater natas à mão no mesmo bar onde trabalha desde os 15: “Se dependesse de mim, nunca sairia daqui”
    Umberto tem 90 anos e continua a bater natas à mão no mesmo bar onde trabalha desde os 15: “Se dependesse de mim, nunca sairia daqui”
  • “Não precisa de nada seu, nem um clique, nem um código”: PSP alerta para nova burla que chegou a Portugal e é mais difícil de detetar que o “Olá pai, olá mãe”
    “Não precisa de nada seu, nem um clique, nem um código”: PSP alerta para nova burla que chegou a Portugal e é mais difícil de detetar que o “Olá pai, olá mãe”
  • Mãe doa casa de 280 mil euros à filha e arrepende-se: Tribunal dá-lhe razão e manda devolver o imóvel por “ingratidão”
    Mãe doa casa de 280 mil euros à filha e arrepende-se: Tribunal dá-lhe razão e manda devolver o imóvel por “ingratidão”
  • Inquérito à morte de homem que esperou mais de uma hora por socorro em Tavira foi arquivado
    Inquérito à morte de homem que esperou mais de uma hora por socorro em Tavira foi arquivado

Opinião

  • Produtivos em “Casos” | Por Luís Ganhão
    Produtivos em “Casos” | Por Luís Ganhão
  • Inteligência artesanal versus artificial | Por José Figueiredo Santos
    Inteligência artesanal versus artificial | Por José Figueiredo Santos
  • Quase 4 em cada 10 alunos portugueses não atingem competências básicas
    Quase 4 em cada 10 alunos portugueses não atingem competências básicas

Europe Direct Algarve

  • Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
    Novo cartão da Segurança Social na UE: estes documentos poderão passar a estar no telemóvel
  • Mais longa viagem ferroviária da União Europeia liga Finlândia a Lagos
    Mais longa viagem ferroviária da União Europeia liga Finlândia a Lagos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento