A utilização de radares de velocidade é uma das maneiras mais eficazes de monitorizar a velocidade excessiva dos veículos. Para essa finalidade, existem diversos tipos de radares. Desde sexta-feira que são mais 37 aparelhos a nível nacional para controlar a velocidade, dois deles estão instalados no Algarve. Um em Faro na EN125 e outro em Albufeira na A2.
Do total dos 37 novos radares, 12 serão para medir a velocidade média, ou seja, aqueles aparelhos que medem a velocidade instantânea e que calculam a média de velocidade entre dois pontos ao longo da estrada.
Os radares de velocidade média terão, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.
A Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) relembra que propôs radares de controlo da velocidade média em 2001. “Vai, finalmente, ser posto em prática. Nós não podemos senão congratular-nos com o facto, porque o controlo da velocidade média é um complemento importante ao controlo da velocidade máxima na fiscalização das estradas”, referiu o presidente da entidade.
O novo radar de Faro e o de Albufeira são pontos de controlo de velocidade instantânea. O de Faro está na EN125-10 ao km 1,4. Já o de Albufeira está na A2 ao km 233,1.
“Além destes 37 novos radares, está prevista a entrada em funcionamento de mais 25 equipamentos, em data a anunciar, totalizando 62 novos locais de controlo de velocidade. Um número que se traduz na duplicação da capacidade atual do SINCRO, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade”, informa o Governo no seu site.
Todos os indicadores relativos à sinistralidade rodoviária baixaram, entre 2016 e 2023, nos 61 locais com controlos de velocidade instalados. Em comparação com igual período, anterior ao funcionamento deste sistema, houve menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves nestes locais.
Leia também: Saiba como identificar sempre um radar de velocidade