Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

Novas investigações sobre a última Rainha de Portugal

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O livro intitula-se “Amélia de Orleães, a rainha mal-amada”, por Margarida Durães, Temas e Debates, 2019. Sendo um facto que há muita literatura sobre a última Rainha de Portugal, a pesquisa conduzida por Margarida Durães permite um olhar remoçado sobre o pensamento e a…

18:21 1 Agosto, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O livro intitula-se “Amélia de Orleães, a rainha mal-amada”, por Margarida Durães, Temas e Debates, 2019. Sendo um facto que há muita literatura sobre a última Rainha de Portugal, a pesquisa conduzida por Margarida Durães permite um olhar remoçado sobre o pensamento e a ação da mulher de D. Carlos em momentos cruciais, designadamente as suas reflexões sobre o desabar da Monarquia Portuguesa, isto devido à documentação que a autora compulsou nos Arquivos Nacionais de França, onde teve acesso a parte do espólio da rainha, que ainda não tinha sido tratado pela historiografia portuguesa.

A OPINIÃO de BEJA SANTOS;
Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor; Consultor do POSTAL

Mas a autora deu-se também ao rigor de procurar toda a documentação disponível em museus e arquivos portugueses, consultou inúmera correspondência de Amélia de Orleães com personalidades do tempo; dedicou atenção à importante literatura francesa que lhe foi dedicada, ajudando tal investigação a consolidar o perfil da rainha na filantropia, na assistência materno-infantil, ao serviço da Saúde Pública, na intervenção política, entre outros. É uma investigação que seguramente se tornará um referencial para futuros trabalhos.

Nasceu no exílio, morreu no exílio, viveu 86 anos, foi uma viajante invulgar, educada com severidade, era a primogénita de uma família real. Viveu anos de idílio com o futuro Rei de Portugal, recebeu dele cartas arrebatadas, provas inexcedíveis de carinho e admiração. Chegou a Portugal com um dote milionário, logo aí começaram as intrigas e calúnias que a acompanharam durante todo o reinado. Viu partir o marido e os filhos, desapareceram-lhe muitos membros da família que ela tanto apreciava. Em 5 de outubro começa a sua romagem no exílio, vai verificar que os monárquicos portugueses a excluíam de todo o processo que eventualmente conduzisse ao regresso da monarquia, nunca escondeu tal mágoa, considerava esta exclusão uma completa injustiça, servira Portugal com desvelo. Granjeou grandes inimizades, caso de João Franco ou de Tomás de Melo Breyner, o médico e amigo privado do marido. Foi ousada para o seu tempo, trazia preocupações sociais para combater a doença, a pobreza, os tugúrios, foi contestada, recebeu críticas de muitos quadrantes.

Amélia de Orleães chegou a Portugal, foi amplamente ovacionada, conquistou a estima de muita gente. A autora dedica-lhe um capítulo enquanto mãe educadora, passou para os dois filhos a preocupação de os preparar para os misteres da Casa Real, designadamente com a preparação do príncipe real. Cedo se assumiu na assistência, criou dispensários, interessou-se a fundo pela Saúde Pública, investiu claramente no combate às epidemias, percorreu o país ao lado do marido ou sozinha. E vieram os dramas, a gradual desafeição pelo rei, a quem também criticava as poucas preocupações pelos deveres políticos. A rainha era conhecedora da degradação da situação política, o rotativismo afundara-se no descrédito, desde o Ultimato que crescia a notoriedade republicana, dos anarquistas, da Maçonaria. A ditadura de João Franco precipitou a implosão dos ideais monárquicos, abriu espaço à conjura e à eliminação física da família real. A Rainha D.ª Amélia irá ter um papel preponderante ao lado de D. Manuel, Margarida Durães mostra claramente o relacionamento entre mãe e filho. Com a investigação que fez nos Arquivos Nacionais de França, a correspondência da rainha revela que esta acreditava convictamente que houvera uma profunda traição entre os monárquicos. O Marquês de Lavradio dirá algumas décadas depois da queda da monarquia que esta caiu por culpa dos monárquicos e se suicidara no dia 3 de outubro de 1910. É de primordial importância ler a documentação que a autora revela.

Temos seguidamente o exílio inglês, é neste solo que irá perceber que os monárquicos portugueses já não contam com ela, atribuem-lhe culpas do insucesso do reinado de D. Manuel. Segue-se o processo negocial que levou ao casamento de D. Manuel II com Augusta Vitória Hohenzollern, temos o rol de tentativas de instauração da monarquia, tudo sem sucesso; e depois a aproximação entre os constitucionalistas e os miguelistas, de que ela desconfiava. Amélia de Orleães viverá duas guerras, foi enfermeira, assistiu ao fim de vários impérios e tomou a decisão de ir viver em França, viajava incessantemente. No fim da II Guerra Mundial, Salazar preparou-lhe uma visita a Portugal, visita emocionante a alguns lugares que lhe eram profundamente caros.

Confesso que não entendo a completa omissão da correspondência trocada entre Salazar e a rainha, de uma enorme importância, a monarca exilada possuía propriedades em Portugal, o Estado Novo curara de fazer cumprir as disposições testamentárias de D. Manuel II criando a Fundação da Casa de Bragança, Salazar apelava à rainha para dotar a família de D. Duarte Nuno de meios e réditos, na medida em que o pretendente ao trono português vivia na maior das frugalidades. A rainha aquiesceu. Fernando Amaro Monteiro em “Salazar e a Rainha” ilustra perfeitamente a situação.

Amélia de Orleães falece em casa, perto de Versailles, em 25 de outubro de 1951, o Estado Novo corresponde ao desejo de ser enterrada em Portugal, o que irá acontecer em novembro desse ano, será recebida com funerais nacionais, o seu túmulo está no Panteão de São Vicente de Fora, ao lado do marido e dos filhos. Redigido com uma grande coloquialidade, esta obra sobre Amélia de Orleães interessará seguramente os estudiosos e o grande público mais interessado sobre a vida e a obra da última Rainha de Portugal.

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Algarve Cultura Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Algarve Vida & Lazer

Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas

20:10 26 Julho, 2026 16:10 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve volta a conquistar atenções além-fronteiras, com Cacela Velha a ser comparada às Maldivas pelas águas cristalinas e extensos areais

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão

18:10 26 Julho, 2026 07:26 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mário Chaves vai deixar a administração da TAP no final de agosto para integrar a companhia aérea estatal do Azerbaijão

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

17:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Expressões relacionadas com crimes, armas ou drogas podem levar uma operação MB WAY a ser analisada pelo banco

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Algarve, Cultura, Edição Papel

Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia

17:42 26 Julho, 2026 17:41 26 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Traineiras ainda em atividade transportam 600 quilos de sardinha fresca para a recriação histórica marcada para a manhã de 4 de agosto

Algarve, Vida & Lazer

Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas

20:10 26 Julho, 2026 16:10 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve volta a conquistar atenções além-fronteiras, com Cacela Velha a ser comparada às Maldivas pelas águas cristalinas e extensos areais

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão

18:10 26 Julho, 2026 07:26 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mário Chaves vai deixar a administração da TAP no final de agosto para integrar a companhia aérea estatal do Azerbaijão

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

17:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Expressões relacionadas com crimes, armas ou drogas podem levar uma operação MB WAY a ser analisada pelo banco

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento