Para os banhistas que frequentam com regularidade esta praia, já não é estranha a possibilidade de terem de dividir o areal com javalis. Em 2017 ganhou o título de Melhor Praia Europeia, no entanto, o difícil acesso à mesma faz com que algumas pessoas abdiquem de visitar este pequeno paraíso. Para os javalis que vivem entre a vegetação do Parque Natural da Serra da Arrábida, aquela praia está a apenas dois passos de casa.
Não são só os humanos que se sentem atraídos pelas águas cristalinas da Praia dos Galapinhos, situada em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida. Ali, as arribas que definem os limites do areal protegem o local de ventos fortes e impedem a formação de ondas. São as águas ideais para os javalis se refrescarem e não é a presença de pessoas, especialmente na época de verão, que os impede de ir a banhos nos Galapinhos.
Dado que o Parque Natural da Serra da Arrábida é considerado área protegida, no último verão, o município de Setúbal desenvolveu o programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança”, que impedia a circulação de veículos durante o dia, reduzindo a pressão humana sobre aquela área, dificultando, por outro lado, o acesso a algumas praias da Arrábida, como a Praia dos Galapinhos.
Ainda assim, se mesmo com a dificuldade de acesso permanecer o desejo de visitar a Praia dos Galapinhos, pode ser que se cruze com alguns javalis no areal. A praia que tem uma das águas mais transparentes de Portugal é também o local ideal para aqueles que se querem aventurar na prática de mergulho, segundo avança o site VortexMag.
Leia também: Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Saiba o que significam