À procura de um novo telemóvel que não podia pagar, uma mulher na China recorreu a medidas consideradas extremas quando roubou um iPhone de uma loja da Apple, ao roer o cordão antirroubo com os próprios dentes. Este incidente ocorreu numa loja da Apple na cidade de Fuzhou, capital da província de Fujian, como relatado pelo China’s Toutiao News.
As imagens de vigilância que foram partilhadas nas redes sociais mostram a mulher, identificada como Qiu, a entrar na loja da Apple e a ir diretamente para a secção de telemóveis.
Coloca um telemóvel sobre a mesa de exibição e começa a examinar os aparelhos em exposição. As imagens dão a entender que a mulher em questão vai verificando constantemente se alguém a está a observar.
O momento mais bizarro acontece quando Qiu decide cortar o cordão que prende um dos telemóveis ao suporte de exibição, ao usar os seus próprios dentes. De forma algo surpreendente, consegue roer o cabo e esconder os dois telemóveis na sua mala antes de sair da loja.
O que torna este incidente ainda mais notável é o facto de que, embora tenha disparado um alarme na loja, a equipa de atendimento não deu importância ao alerta, pois pensaram que se tratava de um falso alarme.
Apenas após a saída da mulher de nacionalidade chinesa é que um funcionário percebeu que os telemóveis haviam sido roubados, alertando rapidamente a polícia local.
A rápida resposta das autoridades chinesas foi impressionante, recorrendo apenas ao uso de uma combinação de reconhecimento facial e análise de rastreamento, conseguiram localizar a mulher na sua residência em cerca de 30 minutos.
No entanto, o desfecho da história revela um aspecto intrigante. Qiu havia roubado os telemóveis, incluindo um iPhone 14 Plus da Apple, avaliados em cerca de 7.000 yuans (cerca de 1.300 euros), porque alegou que não podia pagar por um novo após perder o seu telemóvel.
A ousadia de Qiu ao tentar um roubo audacioso na presença de câmeras de vigilância provocou surpresa entre os utilizadores das redes sociais, com alguns a questionar como é que ela conseguiu cortar o cordão antirroubo com os dentes.
Leia também: Estudante brasileiro em Portugal: “No Brasil eu ia à casa de banho umas 15 vezes por aula” [vídeo]