Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Morreu a rainha Isabel II aos 96 anos

Foi a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido

18:36 8 Setembro, 2022 22:38 8 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Morreu esta quinta-feira a rainha de Inglaterra, Isabel II, aos 96 anos. O anúncio da morte foi feito pela família real através de um comunicado publicado no site oficial.

Isabel II foi a monarca que serviu durante mais anos o Reino Unido. O seu reinado durou exatamente 70 anos, momento que foi assinalado em junho deste ano no Jubileu de Platina.

Com o anúncio da morte da rainha, o príncipe Carlos torna-se rei de imediato.

A partir de agora, o Reino Unido entra num período de 10 dias de luto nacional, no último dos quais se realizará o funeral de Estado de Isabel II. Entretanto, o corpo será transportado de Balmoral, na Escócia, para o Palácio de Buckingham, em Londres, onde ficará até ao funeral.

O comunicado de Buckingham:

“A rainha morreu tranquilamente esta tarde em Balmoral. O rei e a rainha consorte vão passar a noite em Balmoral e regressam a Londres amanhã.”

Os médicos de Isabel II tinham informado ao início da tarde desta quinta-feira que o estado de saúde da monarca se tinha agravado. Razão pela qual ao longo da tarde vários membros da família real britânica foram chegando à Escócia.

A notícia da morte da Rainha surpreendeu o mundo, já que na terça-feira a monarca recebeu a nova primeira-ministra, Liz Truss, no Castelo de Balmoral, mostrando-se bem disposta e sorridente.

A rainha Isabel II e o Duque de Edimburgo fotografados com a sua família no castelo de Balmoral, na Escócia, em 1960. O local continua a ser bastante utilizado pela família real, durante períodos de férias

A menina que não estava destinada ao trono

Desde que subiu ao trono, Isabel II tem sido um símbolo de estabilidade para o Reino Unido, mas a monarca não estava destinada a ser rainha. Foi uma reviravolta na história que fez com que se tornasse a primeira na linha de sucessão.

Tudo começou com a renúncia inesperada do tio. Ficava assim traçado o futuro de Isabel II. Eduardo VIII deixou o trono para casar com uma norte-americana e o lugar passou a ser ocupado pelo pai de Isabel II, que se tornou rainha quando este morreu.

Ao longo de sete décadas, a rainha visitou 132 países e cruzou-se com muitas figuras como o primeiro primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, imperador japonês Hirohito, o líder antiapartheid da África do Sul Nelson Mandela ou o primeiro presidente negro dos EUA, Barack Obama.

Apesar das crescentes pressões, conseguiu proteger a família real dos ataques aos privilégios herdados e tornou-se num pilar essencial de um país multicultural cada vez mais fraturado por divisões políticas, sociais e até regionais.

Os altos e baixos de um reinado de 70 anos

Apesar do respeito consensual que conquistou, o reinado teve também muitos altos e baixos.

O conto de fadas que foi o casamento em 1981 do herdeiro Carlos com Diana azedou rapidamente, apesar do nascimento dos dois filhos William e Harry.

Em 1992 declarou “annus horribilis” o período marcado pelo desmoronamento dos casamentos de três dos filhos, Carlos, Ana e André, e o devastador incêndio no castelo de Windsor, uma das residências oficiais.

Em 1997, Isabel II foi acusada de estar fora de sintonia com a população que chorou a morte de Diana num acidente de viação em Paris ao permanecer na propriedade rural na Escócia durante dias antes de regressar a Londres e agradecer pelas inúmeras flores e mensagens deixadas à porta do Palácio de Buckingham.

A reputação que construiu nos últimos anos de devoção sóbria permitiu também distanciar-se das polémicas causadas pelo príncipe Harry e esposa Meghan e pelos escândalos protagonizados pelo príncipe André.

Além dos quatro filhos – Carlos (agora rei), Ana, André e Eduardo – tem oito netos e 12 bisnetos.

O neto William, agora primeiro na linha de sucessão ao trono, resumiu a personalidade da soberana como uma pessoa “bondosa e com sentido de humor, um sentido inato de calma e visão e amor pela família”.

Isabel II morreu na sua residência de Balmoral, na Escócia, junto dos membros mais próximos da família real britânica.

Curiosidades do reinado de Isabel II

A “fuga” do Palácio de Buckingham, aos 19 anos, o voluntariado como motorista e mecânica no exército, e a viagem que durou 168 dias são apenas alguns factos e curiosidades que marcam a vida e o reinado de Isabel II.

O primeiro compromisso público de Isabel II, ainda como princesa, foi no dia em que assinalou 16 anos, em 1942, quando passou revista à guarda no Castelo de Windsor.

Desde então, o percurso da monarca britânica, que este mês celebra os 70 anos de reinado, foi marcado por milhares de compromissos públicos e centenas de visitas oficiais ao estrangeiro, incluindo a Portugal em duas ocasiões.

A viagem que começou nas Bermudas e acabou em Gibraltar

  • Isabel II visitou mais de 100 países.
  • A mais longa viagem começou nas Bermudas em novembro de 1953 e terminou em Gibraltar em maio de 1954, cobrindo 13 países em 168 dias.
  • O recorde de países numa só visita foi de 14, durante uma viagem às Caraíbas, em 1966.
  • Em 1986, tornou-se a primeira chefe de Estado britânica a visitar a China.
  • Visitou Portugal duas vezes, em 1957 e 1985.
  • O iate Real Britannia viajou mais de um 1,6 milhões de quilómetros em missões reais e oficiais, transportando a rainha em mais de 700 visitas.
  • A monarca viajou no metro de Londres pela primeira vez em maio de 1939. A linha Jubilee recebeu a cor cinzenta no mapa para comemorar o Jubileu de Prata da rainha.
  • Em 24 de maio deste ano foi inaugurada a linha Elizabeth, que atravessa a cidade de Londres de oeste a este.

A rainha cumpriu mais de 21 mil compromissos públicos ao longo do reinado, desde visitas, condecorações ou inaugurações.

A rainha e os Presidentes de Portugal

  • Isabel II recebeu 112 visitas de Estado ao Reino Unido, incluindo o imperador Haile Selassie da Etiópia (1954), o imperador Hirohito do Japão (1971), o Presidente Lech Walesa da Polónia (1991) e o Presidente Barack Obama dos EUA (2011).
  • Em 2016 recebeu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em visita oficial. Antes, já tinha recebido Jorge Sampaio, em 2002, Mário Soares (1993), Ramalho Eanes (1978) e Craveiro Lopes (1955).

Um discurso histórico no Congresso

  • Recebeu as credenciais diplomáticas de 17 embaixadores de Portugal.
  • Conheceu todos os 14 Presidentes dos Estados Unidos que exerceram durante o reinado, com exceção de Lyndon Johnson (1963-1969).
  • Em 1991, foi a primeira monarca britânica a discursar no Congresso dos Estados Unidos.
  • Trabalhou com 14 primeiros-ministros do Reino Unido, o primeiro dos quais foi Winston Churchill, que tinha sido deputado no reinado da trisavó, a rainha Vitória, e promulgou cerca de 4 mil leis.
  • Conheceu quatro Papas que visitaram oficialmente o Reino Unido: Papa João XXIII (1961), Papa João Paulo II (1980, 1982 e 2000), Papa Bento XVI (2010) e Papa Francisco I (2014).

O voluntariado como motorista e mecânica e a “fuga” do Palácio

  • Isabel II ingressou no Serviço Territorial Auxiliar, o ramo feminino do Exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial em 1945, tornando-se a primeira mulher membro da família real a juntar-se às Forças Armadas a tempo inteiro como membro ativo. Fez voluntariado como motorista e mecânica.
  • Aos 19 anos saiu incógnita do Palácio de Buckingham com a irmã, a princesa Margarida, então com 14 anos, para celebrar nas ruas o Dia da Vitória, em 8 de maio de 1945, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

A vida “mais social” e os presentes entregues aos zoológicos

  • Durante o reinado, recebeu muitos presentes, incluindo animais vivos, como onças e preguiças do Brasil, um elefante dos Camarões e dois castores pretos do Canadá, tendo todos sido entregues aos cuidados de jardins zoológicos.
  • Desde Susan, que recebeu como presente aos 18 anos, já teve 30 cães de raça Corgi e Dorgi.
  • É benemérita de mais de 500 organizações, incluindo mais de 70 organizações de educação e formação; mais de 60 organizações desportivas e recreativas; mais de 30 organizações religiosas; e mais de 40 organizações artísticas e culturais.
  • Recebeu mais de 1,5 milhões de pessoas nas 180 festas realizadas no jardim no Palácio de Buckingham desde 1952.
  • Enviou mais de 300 mil postais de aniversário a pessoas que comemoram os 100 anos de vida e mais de 900 mil mensagens a casais que celebram as bodas de diamante pelos 60 anos de casamento.

Quanto recebe a rainha?

  • Desde 1993 que paga impostos voluntariamente.
  • Recebe uma subvenção estatal, que em 2020/2021 foi de 85,9 milhões de libras (101 milhões de euros), equivalente a 1,29 libras (1,52 euros) por pessoa no Reino Unido, para pagar viagens oficiais, manutenção de propriedades e custos operacionais da família real.
  • Estima-se que a coleção de arte real tenha mais de um milhão de peças, incluindo mais de 8 mil pinturas, 160 mil aguarelas, gravuras e desenhos, 200 mil fotografias, 300 mil peças de arte decorativa e 200 mil livros e manuscritos.
  • Pelo menos 35 países emitiram moedas com a imagem da rainha.

Do primeiro email enviado até às redes sociais

  • Isabel II enviou o primeiro email em 26 de março de 1976, durante uma visita ao Royal Radar Establishment para o Departamento de Defesa norte-americano para abrir formalmente a colaboração Reino Unido/Estados Unidos em programação militar.
  • Em 1997, a rainha lançou a página oficial de Internet do Palácio de Buckingham, em 2014 estreou-se na rede social Twitter e em 2019 publicou pela primeira vez no Instagram.

A participação num vídeo com James Bond

  • Em 2012 participou num vídeo com o agente secreto James Bond em que simulou um salto de pára-quedas durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
  • Em 2013 tornou-se a primeira monarca a receber um prémio BAFTA Honorário em reconhecimento ao apoio ao cinema e à televisão britânicos.
  • A cerimónia da sua coroação em 1953 foi a primeira a ser transmitida pela televisão, o que fez com que as pessoas comprassem aparelhos, contribuindo para uma audiência de 27 milhões de pessoas só no Reino Unido.

Com Lusa

A rainha Isabel II morreu: e agora? Conheça os detalhes da Operação “London Bridge”
  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
António, paciente do IPO, na Praia de Carcavelos.
Nacional Saúde

“Saudades de ver o mar”: IPO cumpre desejo de paciente de 66 anos e leva-o à praia num passeio que incluiu toda a família

10:55 25 Junho, 2026 10:55 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

IPO de Lisboa concretizou o desejo de António, um paciente de 66 anos que tinha saudades de voltar à praia

Algarve Política

Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira

12:07 25 Junho, 2026 15:18 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clubes, atletas e equipas técnicas de Tavira foram felicitados pelos resultados alcançados em várias modalidades

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Algarve Cultura

Olhão apela ao voto nos seus Mercados Municipais nas Novas 7 Maravilhas

09:59 25 Junho, 2026 09:59 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Com mais de 100 anos, os Mercados de Olhão são apresentados como símbolo da identidade, tradições e história local

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

António, paciente do IPO, na Praia de Carcavelos.
Nacional, Saúde

“Saudades de ver o mar”: IPO cumpre desejo de paciente de 66 anos e leva-o à praia num passeio que incluiu toda a família

10:55 25 Junho, 2026 10:55 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

IPO de Lisboa concretizou o desejo de António, um paciente de 66 anos que tinha saudades de voltar à praia

Algarve, Política

Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira

12:07 25 Junho, 2026 15:18 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clubes, atletas e equipas técnicas de Tavira foram felicitados pelos resultados alcançados em várias modalidades

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Algarve, Cultura

Olhão apela ao voto nos seus Mercados Municipais nas Novas 7 Maravilhas

09:59 25 Junho, 2026 09:59 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Com mais de 100 anos, os Mercados de Olhão são apresentados como símbolo da identidade, tradições e história local

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

12:30 25 Junho, 2026 15:17 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Este livro é de imenso interesse para aqueles que buscam uma boa obra sobre esse período conturbado da história italiana, com uma narrativa envolvente"

Últimas Notícias

  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
  • Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
    Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
  • Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
    Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
  • Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro
    Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal