Com a chegada do calor, é natural que utilizemos o ar condicionado do nosso automóvel para nos refrescarmos. No entanto, é importante ter em mente um pequeno detalhe que pode afetar o consumo de combustível. A temperatura que escolhemos no ar condicionado pode resultar num consumo adicional de combustível.
Estudos recentes mostram que ligar o ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 30% durante a condução em áreas urbanas e em até 20% em autoestradas. No entanto, o consumo pode ser ainda maior se não selecionarmos a temperatura mais baixa possível.
De acordo com o Consumer Reports, num sistema típico de ar condicionado, se escolhermos uma temperatura mais alta do que o mínimo, estaremos forçando o sistema a reaquecer o ar que já foi frio. Isso exige mais esforço do sistema e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível.
Portanto, para otimizar o consumo de combustível enquanto utiliza o ar condicionado, é aconselhável selecionar a temperatura mais baixa possível, de forma a evitar que o sistema tenha que reaquecer o ar.
Além disso, existem outras medidas que podemos adotar para minimizar o impacto do ar condicionado no consumo de combustível, como manter as janelas fechadas para evitar a entrada de ar quente e usar o ar condicionado de forma moderada, desligando-o quando não for necessário.
Com essas precauções simples, é possível desfrutar do conforto do ar condicionado sem comprometer significativamente o consumo de combustível do seu automóvel. Esteja atento à temperatura selecionada e adote práticas que ajudem a economizar energia.