A cidade de Loulé recebe a partir de quarta-feira, nos dias que antecedem o arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cerca de 1.000 jovens de vários países, ao abrigo da iniciativa “Dias na Diocese”, foi esta segunda-feira divulgado.
Em comunicado, a Câmara de Loulé adianta que os 989 jovens da Polónia, Itália, Alemanha, Eslovénia, Kuwait e França vão reunir-se até ao dia 31 de julho naquela cidade do distrito de Faro para um primeiro convívio, antes do evento em Lisboa, que se inicia em 01 de agosto.
Parte dos jovens serão acolhidos por 11 famílias do concelho, ficando os restantes alojados na Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita e no Pavilhão Desportivo Municipal Professor Joaquim Vairinhos, refere o município, que se junta aos concelhos de Faro, Portimão e Tavira nesta iniciativa para a JMJ.
“Em Loulé, o culto mariano da Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana – será um dos elementos inspiradores para os jovens, até porque a Jornada decorre sob o tema ‘Maria, a Mãe e a Mulher’. Daí que uma romaria ao Santuário seja um dos pontos mais relevantes do programa de atividades”, lê-se na nota.
A receção dos jovens, na quarta-feira, acontece no Santuário e na quinta-feira serão convidados a conhecer alguns pontos da cidade, assim como os locais onde decorrerão as eucaristias: Centro Paroquial, Igreja Matriz, Convento do Espírito Santo e Igreja de S. Francisco.
JMJ: Percorrer o trajeto da Festa da Mãe Soberana
O dia de sexta-feira será marcado por ações de voluntariado em diversas instituições de solidariedade social da cidade ou iniciativas de caráter ambiental, estando prevista às 22:00 uma procissão para o Santuário da Nossa Senhora da Piedade.
“Na ocasião, os jovens irão percorrer o trajeto da Festa da Mãe Soberana, vivenciando aquela que é a maior manifestação religiosa a sul de Fátima”, acrescenta o município, sublinhando que no final haverá um espetáculo de fado.
Na manhã de sábado, haverá um itinerário cultural, com passagem pelo principal património da cidade, como os Banhos Islâmicos, o Mercado Municipal ou o Castelo, e a realização de algumas atividades desportivas. O dia culmina com um baile de verão aberto à comunidade.
No domingo, os 2.700 peregrinos que nestes dias estarão na região reúnem-se no Estádio Algarve para participar numa eucaristia conjunta e num concerto com a banda internacional Gen Verde, composta por 19 artistas de 14 países.
A iniciativa “Dias na Diocese”, promovida pelo Comité Organizador Diocesano, conta com o apoio dos municípios, envolvendo nas quatro cidades algarvias, ao todo, 60 países, dois cardeais, um bispo, 140 padres e 70 consagrados.
“Durante esses dias, os participantes ficarão a conhecer melhor a região, bem como a Igreja local e as suas especificidades, numa verdadeira experiência de evangelização e missão. Momentos de oração e eucaristias permitirão também reforçar o lado espiritual desta iniciativa”, conclui.