A Biblioteca Municipal de Silves acolhe no dia 20 de outubro, pelas 21:00, uma tertúlia dinamizada pelo arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes, sobre a importância das árvores em meio urbano, ao longo do tempo e sobretudo na atualidade para amenizarem os efeitos das alterações climáticas.
Segundo a Associação Grupos dos Amigos de Silves, promotora do evento, será dado “enfoque especial aos polémicos cortes, efetuados pelas autarquias que mais parecem ‘Odiar que Amar as Árvores’. A que se deve esta prática? Pode e deve ser invertida?”.
“Se as árvores e a vegetação em geral são elementos fundamentais para a amenidade dos meios urbanos, no Algarve são-no ainda mais, pelas suas caraterísticas climatéricas. No entanto, sucedem-se, um pouco por toda a parte na região, os atos de maus-tratos e vandalismo, frequentemente camarário, contra árvores, arbustos e até folhas de alface, deixando transparecer uma aversão seminal”, referem os Amigos de Silves.
“Onde mais precisamos, e num tempo em que porventura mais precisamos, face ao ciclo de alterações climáticas em curso, porquê este sentimento contra a vegetação em meio urbano?”, questionam
O arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes é tem experiência em várias áreas de atuação profissional. Desempenhou vários cargos em estruturas associavas de ambiente nacionais e regionais, é invesgador do CHAIA / Universidade Évora e orador e moderador em eventos nacionais e internacionais. Colaborador regular na imprensa, com artigos de investigação e divulgação publicados em vários países, é autor do livro “A doce melodia de um coro de mudos”, publicado pela Sul, Sol e Sal”.
Leia também: Moradores indignados com fumos emitidos por fábrica da cortiça de Silves exigem solução