Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, foi encontrada com parte do corpo coberto de formigas e com feridas. O caso foi agora denunciado através de um vídeo publicado nas redes sociais, que terá sido gravado no início do verão.
A instituição reconhece que se trata de um caso de negligência grave e já instaurou um inquérito para apurar responsabilidades. O Ministério Público tem também em curso um inquérito sobre este caso.
A idosa deu entrada no lar a 9 de março e, após dois episódios de hospitalização, regressou ao lar a 20 de maio, com escaras e alimentação por sonda.
De acordo com informações dada pela provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime à SIC, após o episódio agora divulgado, a utente terá sido de imediato higienizada e tratada. Tudo indica que se trata de um caso pontual de negligência grave por parte de uma funcionária. Uma fiscalização recente não encontrou nada que obrigue à suspensão da atividade.
A família apresentou queixa, o filho alega que fez várias queixas de maus-tratos na entidade e não terá tido resposta. “Notei uma falta de cuidado quando ela entrou na instituição. Quando a fui visitar ela estava coberta de formigas e alertei o lar, mas não fizeram nada”, lamentou ao Correio da Manhã o filho João Queiroz.
Florinda Queiroz, de 89 anos, acabou por falecer no final de julho, no Hospital de Faro.
A Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime já reagiu ao sucedido numa publicação feita na rede social Facebook, esta quarta-feira. “A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, tendo tomado conhecimento do vídeo partilhado (…) determinou a instauração de um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (são) o(s) responsável(is) por esta situação inadmissível e será implacável (…) na punição”, refere a SCM de Boliqueime no comunicado.
Ainda no comunicado, a instituição adianta que já foi apresentada uma queixa-crime contra a autora da publicação do vídeo, face aos termos “insultuosos e acusações infundadas”.
As imagens captadas dão conta de uma senhora idosa, com ferida aberta e com o corpo coberto de formigas. Segundo a pessoa que publicou originalmente o vídeo na internet a idosa estava amarrada à cama.
- Com Vídeo: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL