As burlas online vieram para ficar. A plataforma e aplicação para a reserva de hotéis e apartamentos de férias, “Booking.com”, está a ser alvo de um esquema de burla no qual os criminosos replicam a página da aplicação e induzem as vítimas a fornecerem informações do seu cartão de crédito. Alguns indivíduos já reportaram perdas de até 1500 euros devido ao esquema fraudulento.
O jornal El Economista divulgou os casos de phishing, nos quais os burlões se fazem passar por hotéis legítimos dentro da própria aplicação, visando utilizadores que efetuaram reservas através da plataforma.
As vítimas são notificadas de que a sua reserva poderá ser cancelada devido a problemas na verificação dos dados do cartão de crédito, e são orientadas a seguir as instruções para resolver o suposto problema.
Os cibercriminosos fornecem um link falso (https://booking.net725.com), que replica a página da Booking. Além disso, os burlões utilizam o sistema de chat de suporte da versão falsa da plataforma para ganhar a confiança dos utilizadores, levando muitos a baixarem a sua guarda.
A Booking esclarece que não ocorreu qualquer ataque ou invasão dos seus sistemas informáticos e explica que o problema reside na cópia e falsificação de perfis de hotéis registados na sua plataforma.
Os hotéis afetados, por sua vez, têm recusado reembolsar os valores aos lesados pelo esquema, argumentando que não têm responsabilidade por pagamentos fraudulentos.
A educação e a consciencialização dos utilizadores sobre práticas seguras na Internet são importantes para evitar que esquemas de burla como este prosperem.
A proteção dos dados pessoais e financeiros deve ser uma prioridade para todos os utilizadores. As empresas também têm um papel a desempenhar ao fortalecer as suas medidas de segurança e garantir a integridade das informações dos seus clientes.
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