Agora que chegaram as férias, e as pessoas têm mais tempo para estar ao ar livre, surge agora um pretexto bom para fazermos um pequeno ‘detox’ da tecnologia que parecemos não conseguir largar. A Finlândia, já eleito o país mais feliz do mundo quer fazer de uma das suas ilhas um lugar livre de tecnologias e vai pedir a todos os visitantes que guardem os seus smartphones e que resistam à tentação de os usar enquanto visitam a ilha.
A ilha de Ulko-Tammio quer ser o primeiro destino turístico livre de smartphones. “Queremos apelar aos turistas para que desliguem os seus equipamentos inteligentes, que parem e que desfrutem genuinamente da ilha”, explica, em comunicado, Mats Selin, especialista do conselho de turismo de Kotka-Hamina.
Com esta campanha espera-se que os turistas desliguem voluntariamente os seus smartphones, dentro ou fora da ilha, e que aproveitem para descobrir as paisagens naturais que a região tem para oferecer.
“As pessoas não foram feitas para estarem coladas a ecrãs durante todo o dia. Até mesmo um pequeno jejum digital pode ser útil, melhorando o nosso bem-estar e ajudando a mitigar os sintomas da ansiedade e depressão”, refere Terhi Mustonen, psicóloga e responsável pelos programas Limitless Gaming e Limitless Social Media da Fundação Sosped.
Na mesma sequência, Sari Castrén, psicóloga e diretora de pesquisa do Finnish Institute for Health and Welfare, afirma que “desligar o telemóvel, explorar a Natureza e contactar com pessoas face-a-face podem melhorar o humor e o bem-estar. Passamos horas a fio a navegar pelos nossos feeds das redes sociais, por isso, fazer uma pequena pausa significa que há mais tempo para ter novas experiências”.