O Festival do Marisco e as seis noites de um cartaz de luxo com alguns dos nomes mais em voga na música nacional arrastaram até à cidade de Olhão “mais de 40 mil pessoas”, revelou ao POSTAL António Pina, presidente da câmara olhanense.
As noites com maior afluência estiveram a cargo de Tony Carreira e Anselmo Ralph, com o primeiro a somar cerca de oito mil entradas e o concerto de encerramento a fazer jus à fama de Anselmo com 12 mil visitantes.
O certame está longe de resultados já obtidos em termos de visitantes, próximos dos 60 mil, mas os tempos não são abonados e os festivais com entrada paga são vítimas das carteiras curtas.
Os números são o que são e valem o que valem, mas a organização do Festival da Sardinha em Portimão, por exemplo, fechou as contas deste ano com cerca de 50 mil visitantes e a Festa da Ria Formosa com um recorde a rondar as 70 mil pessoas, diz a Câmara de Faro. Em ambos os casos a entrada era livre.
Manter a qualidade e a afluência
Mas o certo é que o resultado do Festival do Marisco não está longe dos últimos anos e para António Pina os objectivos do certame foram atingidos. “Importava manter a qualidade das propostas de animação e música e a marca Festival do Marisco, ao mesmo tempo que assegurar a manutenção dos níveis de afluência dos últimos anos e isso foi plenamente conseguido”, referiu o autarca ao POSTAL.
Entre os cabeças-de-cartaz desta edição estiveram ainda os Xutos e Pontapés, Ana Moura e Cuca Roseta, Pedro Abrunhosa e os The Gift, numa oferta que se mostrou abrangente a à medida de todos os gostos.
A autarquia Olhanense investiu no certame de 2014, valores na ordem dos 600 mil euros e a verdade é que o Festival do Marisco continua a marcar de forma incontornável a agenda de Verão do Algarve.
Para o ano o evento comemora três décadas de existência e a efeméride não passará decerto despercebida, por isso mesmo resta-nos esperar pela 30ª edição do Festival do Marisco que, em 2015, não deixará decerto os créditos por mãos alheias.