As estradas portuguesas receberam, no primeiro trimestre deste ano, 50 novos radares para controlar a velocidade dos veículos, mas nem todos são iguais. Entre eles, dez, um dos quais em Olhão (entroncamento da EN 125), vão permitir calcular a velocidade média de um determinado trajeto, avança a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Serão 10 os radares de velocidade média em Portugal, um deles em Olhão (entroncamento da EN 125) na EN398 que estarão devidamente sinalizados graças ao sinal de trânsito H42. Tal como os radares de velocidade fixos, os novos radares de velocidade média têm de estar devidamente sinalizados e é por isso que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelou a existência de um novo sinal de trânsito identificado como H42.
As multas vão de 60€ a 2.500€. Vai ser possível calcular o tempo que um carro demorou a percorrer o trajeto, assim como a velocidade média. Caso o condutor tenha completado a distância num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu com o limite de velocidade.
É preciso ter atenção que a localização do radar não será fixa. Esta pode alternar entre 20 localizações possíveis, ou seja, o radar estará sinalizado, mas os condutores não saberão se o mesmo estará na cabine estabelecida para o efeito.
Os novos radares poderão ser encontrados em:
- Aveiro: A41;
- Beja: En206 e IC1;
- Castelo Branco: IC8;
- Coimbra: A1 e EN109;
- Évora: A6 e IP2;
- Olhão: (entroncamento da EN 125): EN398;
- Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;
- Porto: A3;
- Santarém: A1;
- Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1.