Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Farense abandona zona de despromoção ao vencer Marítimo

Com esta vitória, o Farense abandonou a lanterna-vermelha e saiu da zona de descida, subindo ao 14.º lugar, com oito pontos

23:48 7 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Farense venceu hoje na receção ao Marítimo por 2-1, no jogo que encerrou a nona jornada da I Liga de futebol, e abandonou o último lugar da prova, saindo mesmo da zona de despromoção.

Um golo do francês Bilel, logo aos 10 minutos, e outro do escocês Ryan Gauld, aos 63, na conversão de uma grande penalidade, foram determinantes no segundo triunfo consecutivo em casa da equipa algarvia, de nada valendo à equipa insular, hoje já sem o seu treinador Lito Vidigal, rendido interinamente por Milton Mendes, o golo apontado pelo brasileiro Rodrigo Pinho, aos 60 minutos.

Com esta vitória, o Farense abandonou a lanterna-vermelha e saiu da zona de descida, subindo ao 14.º lugar, com oito pontos, enquanto o Marítimo baixou ao último lugar, com sete pontos, os mesmos do Portimonense, 17.º e penúltimo classificado.

COMENTÁRIO: Farense vence Marítimo e abandona último lugar


O Farense deixou o último lugar da I Liga de futebol, ao vencer hoje o Marítimo 2-1, no jogo de fecho da nona jornada da prova, mantendo-se 100% vitorioso desde o regresso ao Estádio de São Luís.

Ryan Gauld assistiu para o golo de Bilel, aos 10 minutos, e marcou de grande penalidade, aos 63, três minutos depois do tento do Marítimo, assinado por Rodrigo Pinho, mas o Farense sofreu para bater uma equipa em inferioridade numérica a partir dos 67 minutos, com a expulsão de Milson.

Com a segunda vitória em dois jogos no São Luís, o Farense saltou do 18.º e último lugar para o 14.º, com oito pontos, mais um do que o Marítimo, que, sob o comando do interino Milton Mendes, no lugar que foi ocupado por Lito Vidigal até à semana passada, somou o sexto jogo sem ganhar na I Liga.

Enquanto nos algarvios o treinador Sérgio Vieira respondeu à eliminação da Taça de Portugal, frente ao Estrela, na quinta-feira, com seis alterações no onze, nos madeirenses foram três as mudanças nas escolhas iniciais face à derrota da jornada anterior com o Benfica (2-1).

Num início de jogo movimentado, foi Jean Irmer a ter a primeira ocasião, aos cinco minutos, mas Fabrício Isidoro cortou na ‘hora h’ o remate do médio dos madeirenses, antes de o Farense se mostrar mais eficaz na sua primeira jogada de perigo.

Aos 10 minutos, o mesmo Fabrício Isidoro recuperou a bola a meio-campo e serviu Ryan Gauld, o escocês correu vários metros e isolou o extremo Bilel, que enganou o guarda-redes Charles com uma simulação e atirou para a baliza, estreando-se a marcar na Liga.

A resposta do Marítimo mostrou uma equipa pressionante, até a empurrar o Farense para a sua área, criando algumas ocasiões logo nos minutos seguintes ao tento dos algarvios, por Guitane, numa incursão pela direita travada por Fábio Nunes (12), e Correa, com um remate ao lado (16).

Depois de uma emenda falhada de Patrick, após cruzamento rasteiro de Gauld (26), os madeirenses também estiveram perto do golo (28): Milson ultrapassou vários adversários na esquerda e cruzou atrasado contra Fabrício Isidoro com a bola a sair na direção da baliza, mas Rafael Defendi, com reflexos apurados, evitou o autogolo.

Em cima do intervalo, já com a partida em tons mais equilibrados desde a meia hora de jogo, o Farense falhou o 2-0, com Patrick a cabecear ligeiramente por cima da barra, após centro de Amine (45+1).

O Marítimo surgiu, após o intervalo, com uma mudança no onze – Jean Cléber no lugar de Pelágio – e mais vontade de intensificar o domínio, acabando por expressar esse ascendente com o golo de Rodrigo Pinho (60), em resposta a um cruzamento de Cláudio Winck.

A igualdade demorou três minutos a ser desfeita: Jean Cléber entrou de forma infantil na área sobre Hugo Seco e Ryan Gauld converteu a respetiva grande penalidade, num remate forte ao ângulo superior da baliza de Charles.

Aos 67 minutos, o Marítimo ficou reduzido a 10 unidades (Milson foi expulso por acumulação de amarelos), mas nem esse fator retirou capacidade aos maritimistas, mais fortes nos últimos minutos, período em que valeu aos algarvios o guarda-redes Rafael Defendi, com duas grandes defesas a remates de Jean Irmer (78) e Joel Tagueu (83).

No último lance do encontro, após um contra-ataque conduzido por Mansilla (90+6), Pedro Henrique falhou, na ‘cara’ de Charles, o terceiro golo da equipa de Faro, permitindo a defesa do guardião brasileiro.

FICHA TÉCNICA


Jogo no Estádio de São Luís, em Faro

Farense – Marítimo, 2-1

Ao intervalo: 1-0

Marcadores:

1-0, Bilel, 10 minutos.

1-1, Rodrigo Pinho, 60.

2-1, Ryan Gauld, 63 (grande penalidade).

Equipas:

– Farense: Rafael Defendi, Amine, Bura, Cláudio Falcão, Fábio Nunes, Fabrício Isidoro, Filipe Melo, Hugo Seco (Mansilla, 76), Ryan Gauld (Licá, 84), Bilel (Ricardo Ferreira, 84) e Patrick (Pedro Henrique, 73).

(Suplentes: Hugo Marques, Stojiljkovic, Madi Queta, Mansilla, Bandarra, Ricardo Ferreira, Abner, Licá e Pedro Henrique).

Treinador: Sérgio Vieira.

– Marítimo: Charles, Cláudio Winck (Edgar Costa, 81), René Santos, Lucas Áfrico, Hermes, Jean Irmer (Joel Tagueu, 81), Pedro Pelágio (Jean Cléber, 46), Correa (Alipour, 69), Guitane (Fumu Tamuzo, 69), Milson e Rodrigo Pinho.

(Suplentes: Amir, Fumu Tamuzo, Edgar Costa, Jean Cléber, Bambock, Fábio China, Léo Andrade, Alipour e Joel Tagueu).

Treinador: Milton Mendes.

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amine (32), Fabrício Isidoro (40), Milson (42 e 67), Guitane (56), Jean Cléber (62), Edgar Costa (88), Rafael Defendi (90+2) e Pedro Henrique (90+5). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Milson (67).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher no banco.
Economia Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Algarve Cultura

Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos

12:50 17 Julho, 2026 12:46 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O sucesso de bilheteira volta a confirmar o crescente reconhecimento do Beliche Jazz como referência cultural do verão algarvio

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Ciência Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Cultura Vida & Lazer

Mata portuguesa vai tornar-se a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica

09:50 14 Julho, 2026 18:47 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A distinção será atribuída a 17 de julho e reconhece as características botânicas, culturais e ambientais de um espaço com cerca de 105 hectares

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve, Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas

13:50 17 Julho, 2026 12:08 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Camilo Lourenço explica por que é que os bancos continuam sem interesse em aumentar significativamente as taxas de juro dos depósitos

Algarve, Cultura

Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos

12:50 17 Julho, 2026 12:46 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O sucesso de bilheteira volta a confirmar o crescente reconhecimento do Beliche Jazz como referência cultural do verão algarvio

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Ciência, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Cultura, Vida & Lazer

Mata portuguesa vai tornar-se a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica

09:50 14 Julho, 2026 18:47 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A distinção será atribuída a 17 de julho e reconhece as características botânicas, culturais e ambientais de um espaço com cerca de 105 hectares

Últimas Notícias

  • Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
    Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
  • Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
    Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
  • Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
    Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
  • Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe
    Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe
  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal