A Câmara Municipal de Loulé manifestou “o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Filipe Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, entre os anos de 1998 e 2001”.
Filipe Vicente Morgado Viegas nasceu em Quarteira, a 22 de janeiro de 1940. Entre 4 de dezembro de 1961 e 22 de fevereiro de 1964, cumpriu comissão de serviço militar na então província ultramarina portuguesa de Angola.
Regressado de África, foi motorista de longo curso (1964 a 1965), rumando depois à Alemanha onde esteve emigrado entre os anos de 1965 e 1978.
De volta a Quarteira, dedicou-se por inteiro a ajudar no progresso da sua terra, quer no plano político, quer com um papel ativo na dinâmica recreativa e cultural local.
Foi presidente da Junta de Freguesia de Quarteira no mandato de 1998-2001, período em que foi criada na freguesia uma das mais importantes infraestruturas para esta comunidade piscatória, o Porto de Pesca de Quarteira.
Membro da Comissão Política Regional do Partido Socialista, integrou também a Comissão Política Concelhia e foi secretário coordenador do PS Quarteira.
Do ponto de vista sociocultural, foi vice-presidente do Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense, onde também desempenhou as funções de presidente da Comissão de Festas, promovendo espetáculos com alguns dos melhores artistas portugueses.
Em termos associativos, exerceu ainda os cargos de vice-presidente da Federação Portuguesa de Petanca. presidente da Rádio Táxi de Quarteira e presidente do Conselho Fiscal do Quarteira Sport Clube. Era ultimamente o presidente da Associação APALGAR – Associação de Amizade dos PALOP no Algarve.
Escreveu peças para teatro, algumas delas apresentadas em espetáculos para apoiar causas solidarias.
Inspirado em tudo o que viveu em África, em 2010 lançou o livro “Quarenta anos mais tarde…”.
Filipe Viegas foi agraciado pelo Município de Loulé com a medalha de Mérito Municipal, grau Prata, no passado mês de maio de 2023.
A Autarquia de Loulé “enaltece publicamente o prestimoso contributo de Filipe Viegas na vida da comunidade e no desenvolvimento de Quarteira” e endereça, neste momento de profunda consternação, “as mais sentidas condolências à família e aos amigos”.
Leia também: Jovem ex-escuteiro de São Brás de Alportel morre de madrugada em despiste de carro