Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

F1/Portugal: ACP enaltece regresso na senda de “Grandes Prémios maravilhosos”

Portugal acolhe a 12.ª corrida do campeonato do mundo de 2020 de Fórmula 1 entre sexta-feira e domingo, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão

10:57 20 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Portimão será a quarta pista lusa a integrar o calendário do ‘Grande Circo’

O regresso da Fórmula 1 a Portugal no fim de semana é “uma coisa fantástica”, enalteceu hoje o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), recordando “Grandes Prémios maravilhosos” realizados no Estoril no século passado.

“Mesmo que nesta altura seja só uma vez, pois esta corrida serve para colmatar outras provas que não foram realizadas durante a pandemia, é ótimo para Portugal voltar a ter a Fórmula 1. Não só por aquilo que representa para o país, a região e o autódromo do Algarve, como para todos os fãs portugueses”, partilhou Carlos Barbosa à agência Lusa.

Portugal acolhe a 12.ª corrida do campeonato do mundo de 2020 de Fórmula 1 entre sexta-feira e domingo, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, 24 anos após a última passagem da categoria rainha do automobilismo por solo nacional, em setembro de 1996, no Estoril, premiando os “esforços coletivos” manifestados por diversas entidades do país.

“O papel fundamental foi feito pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), que se disponibilizou em março para organizar uma prova no Estoril ou em Portimão. Concluiu-se que todo o ‘paddock’ não cabia no Estoril. Na altura em que a Fórmula 1 ia para lá havia tendas, mas agora são casas gigantescas”, comparou.

Valorizando o “lobby internacional” subsequente exercido pela entidade presidida por Ni Amorim, de modo a que a Federação Internacional do Automóvel (FIA) “tivesse presente que o AIA estava sempre disponível para o que fosse preciso”, Carlos Barbosa sublinhou ainda a “disponibilidade imediata” da administração do circuito luso.

“A Fórmula 1 e o MotoGP [em 20 a 22 de novembro] vão dar outra animação ao Algarve. Mesmo que não haja público, só as equipas e todo aquele ‘Grande Circo’ trarão muitas receitas. Vai ser muito importante para a região que estes dois eventos se realizem num ano difícil para Portugal, em que a maior parte dos eventos foram cortados”, notou.

Desse “impacto financeiro” depende a presença de público, que está a ser revista pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em função do agravamento da pandemia de covid-19, responsável por cinco adiamentos e 13 cancelamentos de provas incluídas na 70.ª temporada da história da Fórmula 1, que abriram a porta ao regresso de Portugal.

“É uma pista extraordinária e muito técnica, com curvas cegas e muito rápidas. Tem uma travagem no fim da reta que assusta um bocadinho, até porque desce e sobe outra vez antes de travar, mas o percurso é fabuloso. Os pilotos terão aqui um autódromo diferente daquilo que estão normalmente habituados”, analisou Carlos Barbosa.

Apesar do traçado inédito na história da Fórmula 1, o presidente do ACP acredita que “não haverá nenhuma surpresa nem qualquer hipótese” de contrariar a Mercedes, líder dos campeonatos de construtores, com 391 pontos, mais 180 do que a Red Bull, e de pilotos, encabeçado pelo hexacampeão mundial Lewis Hamilton, com 230 pontos.

“A Mercedes domina tudo e todos e está imbatível. Em 2022, com as novas regras técnicas, vamos ter corridas de Fórmula 1 a sério. Os carros serão todos iguais e será muito mais fácil haver diversos vencedores”, vaticinou, considerando que “dificilmente haverá dinheiro” para fixar o evento em Portugal “para lá de uma prova de substituição”.

Portimão será a quarta pista lusa a integrar o calendário do ‘Grande Circo’, depois dos circuitos da Boavista (1958 e 1960) e de Monsanto (1959) e do autódromo do Estoril (1984-1996), onde Carlos Barbosa guardou “memórias ótimas” do primeiro triunfo do lendário brasileiro Ayrton Senna, em abril de 1985, aos comandos de um Lotus-Renault.

“Foi um circuito penoso, mas extraordinariamente emotivo. Mostrou como se guiava à chuva e ganhou pela primeira vez logo em Portugal. Lembro-me de todos os Grandes Prémios seguintes, as vitórias do Alain Prost [1984, 1987 e 1988] e o desastre do [Gerhard] Berger na reta da meta [em 1993]. Não aconteceu nada por milagre”, contou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
"Passaporte digital" na União Europeia. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional Tech

UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa

10:00 17 Julho, 2026 20:16 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma ferramenta europeia para verificar idades online está a gerar confusão nas redes sociais, mas o objetivo anunciado é mais limitado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Algarve

Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo

10:50 17 Julho, 2026 10:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

As tradicionais “cinquentinhas” voltam às estradas de Alcoutim para um dia dedicado ao convívio, à nostalgia e ao património das duas rodas

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Combustíveis. Crédito: DR
Auto Economia Nacional

Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

11:30 17 Julho, 2026 10:40 17 Julho, 2026 | João Luís

A evolução dos preços nas bombas voltou a levantar dúvidas e o regulador foi chamado a analisar se há sinais de desequilíbrio no mercado

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

"Passaporte digital" na União Europeia. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional, Tech

UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa

10:00 17 Julho, 2026 20:16 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma ferramenta europeia para verificar idades online está a gerar confusão nas redes sociais, mas o objetivo anunciado é mais limitado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve, Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Algarve

Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo

10:50 17 Julho, 2026 10:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

As tradicionais “cinquentinhas” voltam às estradas de Alcoutim para um dia dedicado ao convívio, à nostalgia e ao património das duas rodas

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Combustíveis. Crédito: DR
Auto, Economia, Nacional

Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

11:30 17 Julho, 2026 10:40 17 Julho, 2026 | João Luís

A evolução dos preços nas bombas voltou a levantar dúvidas e o regulador foi chamado a analisar se há sinais de desequilíbrio no mercado

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Últimas Notícias

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV
    Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV
  • Espanha e Argentina disputam final inédita do Mundial
    Espanha e Argentina disputam final inédita do Mundial
  • Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços
    Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços
  • Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar
    Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal