Um homem de 43 anos, de nacionalidade espanhola foi detido, na manhã desta segunda-feira, depois de ter sido ‘apanhado’ a conduzir uma viatura a 229 km/h sob a influência de cocaína e THC (canábis), na autoestrada AP-9 de Tui, em Espanha, enquanto se dirigia para Portugal.
Segundo as autoridades espanholas, o condutor seguia a 109 quilómetros acima da velocidade genérica autorizada.
O condutor de um Mercedes CLA foi “apanhado” pela Guardia Civil de Pontevedra e deu positivo para a cocaína e THC (canábis), de acordo com o jornal La Voz de Galicia.
O homem natural da localidade galega de Cambados, vai responder por um crime contra a segurança na estrada devido ao excesso de velocidade, uma vez que ultrapassou em mais de 80km/h o limite de 120km/h.
Este delito pode ser punido com três a seis meses de prisão, multa de seis a dozes meses ou trabalho comunitário de 31 a 90 dias. A isto acresce a proibição de conduzir entre um e quatro anos.
Por seu turno, pode ser penalizado com uma multa de mil euros por ter conduzido sobre o efeito de drogas, que é considerada uma infração muito grave. O homem vai, também, perder seis pontos na carta de condução.
A Guardia Civil faz o aviso para que todos os utilizadores da via não conduzam em excesso de velocidade e não circulem se ingerirem álcool e/ou drogas. Sempre que o fazem colocam em perigo a própria vida, como também a de todos os que se encontram na estrada.