O comissário de bordo de um voo da easyJet que seguia de Lanzarote, Espanha, para Liverpool, Inglaterra, pediu, na quarta-feira, a vários passageiros que estavam prestes a levantar voo para saírem do avião porque este estava “demasiado pesado”.
A justificação prende-se com as más condições meteorológicas que se sentiam. O avião estava previsto descolar às 21:45, mas apenas saiu do aeroporto espanhol por volta das 23:30.
Num vídeo a circular nas redes sociais é possível ouvir o discurso do comissário de bordo que começa por dizer: “Obrigado a todos por estarem aqui hoje. Como há tanta gente, o avião está bastante pesado. O avião pesado combinado com uma pista bastante curta e com as atuais condições [meteorológicas] desfavoráveis aqui em Lanzarote, significa que o avião está muito pesado para descolar”.
De acordo com o The Independent, um porta porta-voz da companhia aérea referiu que este pedido resultou na saída do avião de 19 ocupantes e que os visados acabaram por embarcar num voo mais tardio.
O comissário pediu, por uma questão de segurança. que 20 voluntários não voassem acrescentando que haveria um incentivo. “Atualmente, podemos oferecer até 500 euros aos passageiros que estiveram dispostos a não voar esta noite”.
“Esta é uma decisão operacional de rotina nestas circunstâncias e as restrições de peso estão em vigor para todas as companhias aéreas por razões de segurança. No caso de um voo exceder os limites de peso, pedimos aos passageiros que se voluntariem para serem transferidos para um voo posterior gratuitamente, como aconteceu nesta ocasião, e os voluntários recebem uma compensação de acordo com os regulamentos. A segurança e bem-estar dos nossos passageiros e tripulantes é sempre a maior prioridade da easyJet”, referiu um porta voz da easyJet ao Liverpool Echo.