O Natal é uma época que evoca memórias de sabores únicos e receitas reconfortantes. De acordo com a Visão Sete, para Noélia Jerónimo, chef de cozinha e proprietária do restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, esta é uma celebração que ganha vida à volta dos tachos, numa cozinha permeada por aromas tradicionais e amor familiar.
A chef partilhou, com a fonte citada, três receitas deliciosas para uma mesa de Natal verdadeiramente especial.
Ceviche de Gamba do Algarve com Clementina
Ingredientes:
- 400 g de gamba do Algarve
- 5 clementinas
- 1 lima
- 50 g de gengibre
- 1 colher de sopa de ovas de lumpo
- 1 malagueta grande
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- 4 ou 5 pés de coentros
Preparação:
“Descasque e corte as gambas cruas em pedaços.
Esprema uma das clementinas e a lima e junte às gambas. Ralar o gengibre, aproveitando o seu sumo, pique os coentros e adicione ambos ao preparado. Tempere com sal e azeite.
Retirar o excesso de líquido e acrescentar as ovas de lumpo. Retificar os temperos. Colocar por cima a malagueta cortada em fatias e os coentros, e enfeitar com os gomos das restantes clementinas.”
Galo de Natal
Ingredientes:
- 1 galo com 4 ou 5 kg
- 200 g de manteiga
- 6 clementinas
- 1 pitada de tomilho
- 200 g de bacon
- 3 cebolas roxas médias
- 4 pés de aipo
- 4 cenouras
- 1 alho-francês
- 400 g de castanhas congeladas sem pele
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1,5 kg de batatas
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta-preta q.b.
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de mel
Preparação:
“Começar a preparar o galo de véspera. Temperar a manteiga (à temperatura ambiente) com a raspa de quatro clementinas, sal e uma colher de sobremesa de pimenta-preta. Com esta manteiga, untar o peito do galo por baixo da pele. Cortar as clementinas em gomos, espremer ligeiramente e pôr dentro do galo. Em seguida, adicionar o tomilho e o bacon cortado em pedaços. Num tabuleiro de ir ao forno, fazer uma cama com cebolas cortadas grosseiramente, aipo, cenoura, alho-francês e bacon. Deixar a descansar, no frigorífico, durante 12 horas.
No próprio dia, colocar o tabuleiro no forno a 160 graus, onde deverá ficar a assar durante 1h30. Quando estiver quase cozinhado, retirar o tomilho de dentro do galo e colocar as castanhas, deixando ficar a assar mais 15 minutos a 200 graus, para a pele ficar crocante. Retirar o tabuleiro do forno e deixar descansar.
Reservar o galo. Para fazer o molho, retirar o excesso de gordura dos legumes, juntar um litro de água e o cálice de vinho do Porto, ficando a apurar no forno durante 30/40 minutos, a 210 graus, até o molho engrossar ligeiramente. Retificar o sal e a pimenta-preta. Por fim, passar por um passador.
Numa panela, pôr as batatas sem pele a cozer. Assim que estiverem quase cozidas, colocar num tabuleiro e temperar com azeite, sal, manteiga, alho e tomilho. À parte, escaldar as cenouras. Cortar as cenouras às rodelas e colocar noutro tabuleiro com cebola roxa, duas clementinas cortadas em quatro (reservar um pouco do sumo), sal e pimenta. Juntar uma colher de sobremesa de mel e uma colher de sopa de manteiga. Adicionar o sumo das clementinas e levar ao forno durante 15/20 minutos até ficarem douradinhas.
Servir o galo, os legumes, as batatas e regar, a gosto, com o molho apurado.”
Bolo de Amêndoa de Natal
Ingredientes:
- 8 ovos inteiros
- 4 gemas de ovos
- 500 g de açúcar
- 500 g de amêndoa
- 1 laranja
- 1 limão
- 1 colher de sopa de manteiga
- 300 g de gila
- 200 g de frutas cristalizadas
- Farinha
- Bagas de romã e fios de ovos para decorar
Preparação:
“Numa tigela, bater os ovos, o açúcar e a amêndoa (metade picada, metade ligeiramente triturada) com uma colher de pau ou com as mãos. A ideia é de que a massa fique batida, sem criar bolhas. A seguir, juntar a raspa da laranja e do limão, a manteiga e a gila.
Lavar as frutas cristalizadas e deixar secar. Quando estiverem secas, envolver com farinha e sacudir para retirar o excesso.
Colocar a massa numa forma e, adicionar, por cima, as frutas cristalizadas. Deverá entrar no forno a 180 graus, baixando-se logo em seguida para os 160 graus, ficando a cozer durante 30 minutos.
Decorar a gosto, com fios de ovos e bagas de romã”.
Estas receitas prometem uma mesa de Natal repleta de sabores algarvios, tradição e amor. Delicie-se com estas propostas únicas que, para a chef, representam não apenas receitas, mas memórias de infância e alegria compartilhada à mesa. Que o seu Natal seja tão especial quanto estas criações culinárias sugerem.
Leia também: Conheça os novos valores e escalões do Abono de Família para 2024