Uma forte tempestade atingiu, na madrugada de domingo, a região de Valência, em Espanha, provocando fortes danos na zona costeira. A chuva intensa atingiu a estância balnear de Benidorm, tendo destruído as estruturas da praia. Na cidade de Caple, um polícia morreu ao tentar salvar um cidadão que ficou preso num veículo.
Várias pessoas tiveram de ser resgatadas do interior dos respetivos veículos devido às chuvas torrenciais que atingiram diferentes regiões das províncias de Valência e Castellón. Num desses resgates, um agente da Polícia Local acabou por perder a vida ao ser arrastado pela água.
O alerta chegou à Policia Local de Caple por volta das 02:00: as chuvas intensas fizeram o leito do rio subir e um cidadão ficou preso dentro do veículo numa estrada paralela ao leito. Ao local tinha também acorrido um familiar do indivíduo que teve de ser resgatado das águas. Ao tentar retirar o motorista de dentro do carro, o agente deu um passo em falso e foi arrastado pela água a grande velocidade. O corpo foi encontrado pelas 06:37 a dois quilómetros do incidente.
As chuvas torrenciais provocaram também estragos na via pública e nas praias de vária cidades. Em Benidorm, a praia do Levante foi uma das mais afetadas. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram estruturas destruídas, a praia inundada e uma grande quantidade de lama e terra que foi arrastada pela água. Já a praia de Poniente registou danos leves, enquanto na de Mal Pas não houve estragos significativos.
Duas pessoas foram resgatadas pela equipa de Salvamento Marítimo de Benidorm, depois de terem sido arrastadas pelas corrente de água desde as ruas da cidade até ao mar.
A autarquia de Benidorm fechou as praias afetadas pela tempestade ao público durante do dia de domingo. A proibição foi levantada pelas 18:00. Os trabalhos de arranjo começaram logo – com a reposição de areia – e deverão estender-se até terça-feira.
O presidente da câmara de Benidorm, Toni Pérez, afirma, em declarações ao ABC Espanha, que “apesar da intensidade das chuvas, a cidade respondeu bem e os danos foram apenas materiais e pontuais, e felizmente a maior parte foi resolvida rapidamente”. Na praia do Levante, na zona de Rincón de Loix, o autarca espera que os danos “sejam resolvidos amanhã, terça-feira”, acrescentando que os danos “praticamente não afetaram a atividade da praia , que tanto ontem [domingo] como hoje [segunda-feira] não deixou de receber utentes”.
As chuvas torrenciais atingiram várias zonas de Espanha. Segundo dados do Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat, foram registados 2526 incidentes, dos quais 1.215 foram em Valência, 997 em Alicante e 274 em Castela. Desses, 1.369 forma incidentes de saúde e 526 de segurança. O serviço de emergência registou na noite de sábado para domingo 8.777 chamadas, 265 das quais relacionadas com as tempestade.
Segundo avança a Agência Meteorológica Valenciana (Avamet), na cidade de Benidorm, a precipitação acumulada chegou aos 91 litros por metro quadrados, tendo a maior intensidade de chuva sido registada entre as 02:00 e as 03:00 de domingo. Foi considerado o dia mais chuvoso na cidade dos últimos anos.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL