O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promove o ciclo de visitas HosCult – Património Saúde, que decorrerá mensalmente, em parceria com entidades regionais, com o intuito de dar a conhecer a história e património da saúde no Algarve.
A primeira visita decorre, este sábado, pelas 09:30, no Centro de Medicina Física de Reabilitação do Sul e terá como parceiro, o Museu do Traje de São Brás de Alportel.
A atividade permitirá conhecer o concelho de São Brás de Alportel que durante o séc. XX teve uma grande importância, com a forte aposta na saúde, tendo sido projetadas quatro unidades de saúde que mantêm até aos dias de hoje a sua atividade assistencial.
A visita inicia-se no ex-Sanatório Carlos Vasconcelos Porto seguindo depois para o Museu do Traje de São Brás de Alportel, que possui o maior espólio de equipamentos ligados à Saúde na região.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade hospitalar, mas carece de inscrição prévia até ao dia 23 de setembro, que pode ser feita aqui ou através do número 967 130 139.
Esta visita temática contará com a orientação de Cristina Fé Santos, do Gabinete de Comunicação do CHUA, com o diretor do Museu do Traje de São Brás de Alportel, Emanuel Sancho, com o arquiteto Vítor Ribeiro e a intervenção de antigos funcionários.
Este ciclo de visitas, está integrado na estratégia de valorização do património cultural do CHUA, umas das áreas departamentais do recém criado Departamento de Ensino, Inovação e Investigação.
O HosCult – Património Saúde é um ciclo de visitas promovidas pelo Gabinete de Comunicação e Relações Exteriores do CHUA, que tem como objetivo envolver a comunidade Hospitalar através da valorização da história e património ligado à saúde na região do Algarve.Esta atividade está inserida na programação das Jornadas Europeias do Património 2021 que este ano é dedicada ao tema Património Inclusivo e Diversificado.