O Município de Lagoa iniciou a segunda fase da estratégia para diminuir as perdas de água nas freguesias de Ferragudo, Lagoa e Carvoeiro e Estômbar e Parchal, anunciou a autarquia.
A edilidade afirma que pretende continuar os trabalhos que vão permitir a diminuição das perdas de água, através da substituição das principais condutas da rede de água, bem como da implementação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC).
A intervenção é financiada a 100% por fundos postos à disposição pela União Europeia (PRR), e tem um custo superior a 1,7 milhões de euros, com uma duração prevista de um ano.
Este financiamento resulta de uma candidatura do Município de Lagoa ao PRR, com o enquadramento no Aviso de Financiamento nº 2/C09-i01-01/2023, a qual teve relevância estratégica, no âmbito da submedida do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH) – SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano e priorizada na Componente C9 – Gestão Hídrica do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, assim como no Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC) e no PGRH das ribeiras do Algarve, nos planos de suporte ao Ciclo Urbano da Água (PENSAAR2020) e no Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água.
No decorrer do ano de 2023, o Câmara Municipal de Lagoa já tinha feito uma intervenção semelhante, no território da Freguesia de Porches, no valor de 600 mil euros, também financiada pelo PRR.
Leia também: Câmara de Lagoa celebra contrato para aquisição dos terrenos das Alagoas Brancas