As eleições para a Comissão Executiva e para a Mesa da Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve (RTA) decorreram esta terça-feira, na sede da entidade regional, em Faro. Foi eleita a única lista concorrente, encabeçada por André Gomes, eleito para o mandato de 2023-2028 com 24 votos a favor, 5 votos em branco e 2 votos nulos.
O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Hélder Martins, foi reeleito presidente da Mesa da Assembleia Geral da RTA na mesma lista. Já a presidente da Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR), Isolete Correia, foi reeleita secretária.
Para o novo mandato dos órgãos sociais da RTA, Fátima Catarina, atual vice-presidente da Comissão Executiva, e o diretor do Aeroporto de Faro, Alberto Mota Borges, foram ambos eleitos para o órgão executivo. Este integrará ainda o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, membro cooptado como representante dos municípios, e o presidente da Algarve Golf – Associação Regional de Golfe do Sul, José Matias, membro cooptado como representante das entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorização turística que participam na RTA.
O presidente eleito da Comissão Executiva, André Gomes, 42 anos, é o atual diretor do Núcleo de Promoção, Animação e Informação Turística da RTA, entidade onde desempenha o cargo desde setembro de 2018. A tomada de posse ocorrerá a 1 de agosto.
André Gomes sucederá no cargo de presidente da comissão executiva a João Fernandes, que liderava o organismo desde 2018.
Em fevereiro, João Fernandes revelou à Lusa que não iria concorrer a um segundo mandato à frente da instituição, devido à legislação que regula a limitação de mandatos nas Entidades Regionais de Turismo.