Dos mais de 110 mil testes de diagnóstico à covid-19 realizados ao longo da semana passada a professores e funcionários de todas as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico, apenas 125 deram resultado positivo. Ou seja, a taxa de positividade ficou-se pelos 0,1%, informa o Ministério da Educação.
Na mesma nota, o Ministério dá ainda conta de que mesmo nos concelhos com maior incidência de novos casos e onde a operação de testagem em massa foi repetida nos jardins de infância de infância e escolas do 1º ciclo que já tinham reaberto a 15 de março, na primeira fase do desconfinamento, a positividade manteve-se igualmente baixa, a rondar também os 0,1%. O que demonstra que as escolas são “lugares seguros”, volta a sublinhar a tutela.
Nestes municípios com incidência superior a 120 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, o rastreio é repetido a cada duas semanas. E quando se encontram casos positivos, a orientação é para testar todos os contactos e também os familiares que residam com os alunos.
Na próxima semana, esta operação de rastreio com testes rápidos de antigénio estende-se ao ensino secundário, que retomará as aulas presenciais no dia 19. Mas desta vez, serão testados professores, funcionários e também alunos deste nível de ensino.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso