O terceiro Congresso do Cancro da Mama do Algarve, com o tema “A Mulher e a Saúde Integrativa” vai decorrer em 16 de fevereiro, no Hotel Vila Galé em Lagos, em formatos presencial e ‘online’, através da plataforma digital Zoom, informaram esta terça-feira os promotores.
A iniciativa vai abordar o cancro da mama de forma multidisciplinar e biopsicossocial, “promovendo o empoderamento e o conhecimento a todos que de um momento para o outro são confrontados com este diagnóstico”, refere a organização.
“Acreditamos que a informação educação da população é uma premissa fundamental para a recuperação do doente com cancro da mama”, assinala.
Durante o 3º Congresso do Cancro da Mama do Algarve – A Mulher e a Saúde Integrativa, haverá sessões educativas e discussões sobre uma variedade de tópicos relacionados ao cancro da mama, incluindo novos avanços em terapias convencionais, terapias complementares e integrativas, a importância da nutrição, exercício e bem-estar emocional.
Os palestrantes também compartilharão pesquisas recentes e descobertas inovadoras sobre o cancro da mama, como já é habitual desde edições anteriores, e discutirão como a abordagem integrativa pode ser usada para ajudar as mulheres em diferentes estágios da doença.
A Comissão Organizadora é composta unicamente por fisioterapeutas desde da 1º edição: Tânia Camilo, CEO da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e Bem-estar, Jacqueline Tavares, coordenadora da área da oncologia da Tecnifisio – Fisioterapia Especializada e Bem-estar, e por Conceição Andrade, fisioterapeuta na área da oncologia na Saúde Estrutural Lisboa e colaboradora na Fundação Champalimaud.
A Comissão Científica é constituída pela professora doutora Ana Paula Fontes, consultora da formação do Hospital Particular do Algarve e docente da Universidade do Algarve, pelo doutor David Pinto, cirurgião da mama da Fundação Champalimaud, pela doutora Gabriela Valadas, diretora do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e pela doutora Catarina Ribeiro, médica oncologista e fundadora da AIM Cancer Center.
Será uma oportunidade única para todas ps doentes oncológicos e seus cuidadores, bem como para os profissionais de saúde se reunirem e compartilharem as suas experiências e conhecimentos, melhorando a qualidade de vida das mulheres que lutam contra o cancro da mama.
O Congresso é aberto a pacientes, seus familiares, cuidadores, profissionais de saúde e interessados em saúde integrativa no cancro da mama.
Os interessados deverão realizar a inscrição aqui e obter mais informações sobre os palestrantes e a programação do 3º Congresso do Cancro da Mama do Algarve.
A 3º edição mantém o cariz solidário, pelo que parte da inscrição (obrigatória) reverterá para a Associação Oncológica do Algarve.
Leia também: Veja sintomas cruciais para o diagnóstico precoce de cancro que podem passar despercebidos