Levar fruta cortada para a praia, como saladas de fruta ou pedaços de ananás, melão ou melancia, pode colocar a saúde em risco, segundo aponta o Noticias Trabajo. O alerta foi lançado por Maria de Lluc, uma especialista em alimentação, que explica por que motivo estas opções tomadas por muitos, embora práticas, se podem tornar perigosas nos dias de calor.
Comer fruta na praia
Levar fruta para a praia é um hábito comum nos meses de verão. Para muitos, é uma alternativa saudável aos snacks processados e fácil de transportar. No entanto, uma especialista em nutrição lançou um alerta que está a gerar atenção entre os que gostam de passar o dia à beira-mar.
A técnica superior em Nutrição explicou que a forma como algumas frutas são levadas pode representar um risco real para a saúde. O problema não está nas frutas em si, mas sim no modo como são preparados e conservados antes do consumo.
Fruta cortada pode ser prejudicial no calor
De acordo com a profissional, frutas já descascadas e cortadas, como as misturas de frutas vendidas em supermercados, devem ser evitadas, especialmente em dias de praia.
Quando estão fora do frio durante várias horas, essas frutas perdem a sua proteção natural e tornam-se vulneráveis à proliferação de bactérias perigosas.
“O problema não é a fruta, é que, ao cortá-la perde a barreira de proteção, oxida mais depressa e pode contaminar-se com E. coli, salmonela e outras bactérias, sobretudo com o calor que se sente na praia”, explicou a técnica, citada pela mesma fonte.
Transportadas em sacos ou mochilas sem refrigeração adequada, estas frutas transformam-se, segundo a especialista, num verdadeiro “caldo de cultivo” para microrganismos.
Fruta com casca é mais segura
Em alternativa, Maria de Lluc recomenda que se leve fruta inteira, com casca, e que só seja descascada no momento de consumo. “Se quiserem levar ananás, levem-no inteiro e cortem-no na altura. É mais seguro e continua a ser saboroso”, sugeriu, citada pelo Noticias Trabajo.
Perante críticas de quem considera pouco prático carregar frutas grandes como melão ou melancia, a técnica respondeu com sugestões mais leves. Uvas, alperces, ameixas ou nectarinas são apontadas como alternativas seguras e convenientes, mesmo nos dias de maior calor.
Leia também: Areais lotados? Turistas mostram nova forma de fazer ‘praia’ numa rotunda no Algarve [vídeo]
















