Que impacto tem tido a pandemia de Covid-19 no aumento brutal do desemprego no Algarve? Que medidas deveria o Governo aprovar para fazer face a esta profunda crise que se instalou na nossa região? As medidas entretanto implementadas são funcionais e suficientes? Que constrangimentos, que alterações se antevêem para o futuro?
Estas e outras questões darão o mote para a conferência online, organizada pelos Trabalhadores Social Democratas (TSD) do algarve, que terá lugar na próxima quarta-feira, pelas 21:30 horas, com transmissão via Facebook.
O painel de oradores é composto por: Cristóvão Norte, deputado do PSD à Assembleia da República; Carlos Baía, ex-delegado regional do IEFP no Algarve; Daniel Santana, presidente da UGT Algarve e Álvaro Viegas, presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACRAL. O debate será moderado pelo deputado A. Pedro Roque, secretário-Geral dos TSD.
“Enquanto os empregadores privados lutam com graves problemas de liquidez, para garantir a produtividade das empresas e manter todos os postos de trabalho, o sector público desdobra-se para dar respostas às necessidades emergentes da população, num tempo de crise sanitária que potencia o desemprego e obriga a respostas sociais urgentes”, destacam os TSD em comunicado.
“Quanto aos sindicatos, lutam por garantir os direitos dos trabalhadores associados, que acusam já um grande desgaste físico e alguma pressão psíquica, face a um clima de fragilidade laboral que promove o aproveitamento”, concluem.